CARTA ABERTA AO POVO DE IGUATU

26/10/2019

Amigos iguatuenses,

Primeiramente quero agradecer ao médico, Dr. Paulo de Tarso, redator chefe desse informativo de tão significante importância, que concedeu esse espaço para que eu pudesse expor a verdade dos fatos sobre a Faculdade de Medicina de Iguatu.

É público e notório que essa é uma luta de muitos anos, idealizada ainda quando assumi pela primeira vez um mandato de deputado estadual, e assim, com a ajuda de entidades, estudantes e lideranças políticas e comunitárias, lutei para ampliar o ensino superior no município de Iguatu, trazendo a Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri (URCA) para esse município. Uma ação consolidada ainda em 2004.

Ao assumir a Prefeitura de Iguatu, em 2005, percebendo que a nossa região teria um potencial ainda maior para a implantação de outros cursos, passei a trabalhar, juntamente com minha equipe, em outras estratégias, foi quando meu pai, José Ilo Dantas, como secretário da saúde, passou a enxergar a possibilidade de termos um curso de medicina em nossa região.

A partir daí, iniciamos a construção de um plano de trabalho. Meu pai, um homem de visão futurista, idealizou e implantou a Escola de Saúde Pública, um instrumento para capacitar os profissionais de saúde, e um equipamento essencial para qualificar o município perante o governo federal, para a tão almejada faculdade de medicina na região.

E, sendo assim, fomos à luta. Buscamos as lideranças políticas, o apoio das entidades, dos estudantes e da sociedade civil organizada, e iniciamos uma batalha incansável. Foram vários anos de idas a Brasília, de audiências nos ministérios, de manifestações e caminhadas nas ruas de Iguatu para tentar sensibilizar as autoridades em Brasília, principalmente o Ministério da Educação, para que assim pudéssemos alcançar a tão sonhada faculdade de medicina para a região Centro Sul.

É fato que, políticos influentes, como o deputado federal Aníbal Gomes e o ex-senador Eunício Oliveira, foram apoios decisivos para que as portas dos gabinetes ministeriais em Brasília fossem abertas, e assim pudéssemos expor os anseios da população da região Centro Sul. Em cada etapa de luta vencida, nossas forças foram se multiplicando, e exatamente no dia 8 de março de 2018, a tão sonhada faculdade de medicina de Iguatu foi anunciada. A partir dessa data, teríamos um impasse na Justiça entre duas entidades que disputaram o edital para definir quem seria a mantenedora para instalar e colocar em funcionamento os cursos de medicina em nossa cidade.

A Faculdade de Medicina de Iguatu hoje é real. Não é mais um sonho. Inclusive, o termo de compromisso entre o Ministério da Educação e a entidade mantenedora, o IREP Sociedade de Ensino Superior e Médio e Fundamental LTDA, foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 25 de outubro.

Finalizo, portanto, essas breves explicações, consciente de que essa conquista foi o resultado de uma luta de muitas mãos. Uma conquista que só quem tem a ganhar é a população da região Centro Sul. Um forte abraço.

Agenor Gomes de Araújo Neto

Deputado Estadual  

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *