Chuvas na Região do Cariri elevam volume do rio Jaguaribe

06/04/2019

A água das chuvas que banharam Santana do Cariri, na Região Sul cearense, semana passada, já escorrem pelo rio Jaguaribe, em Iguatu. A primeira cheia do rio este ano tem atraído moradores e curiosos. No distrito de Barro Alto, que apresentou chuvas entre 100mm variando até 130mm, moradores foram às margens do rio comemorar e apreciar a passagem da água.

A esperança é que as precipitações continuem com maior intensidade contribuindo com aumento do aporte hídrico do açude Orós, elevando também o nível de poços e cacimbões que necessitam do lençol freático. “Tem cinco meses que cheguei aqui. Sou de São Paulo e viemos morar com a família do meu esposo. Mas o que via aqui era um cenário de tristeza. A gente passava por dentro do rio. No poço quase não tinha água. Agora é bonito ver ele assim cheio. Espero que aumente ainda mais. A água fique tomado de margem a margem. Dá até vontade de tomar banho”, comemora a dona de casa Suzana de Lima Souza.

Com o aumento do volume de água, quem costuma passar de carro ou moto por dentro do rio ficou com o acesso limitado. Alguns moradores se arriscam enfrentando a correnteza andando por alguns locais mais baixos. De carro não dá mais para passar. Quem mora em sítios da margem direita ou mesmo no Barro Alto, a travessia conta com o auxílio de balsas e canoas. “Eu todo dia faço esse caminho aqui umas três, quatro vezes por dia. A gente mora no Serrote e meu marido trabalha na Vila São Pedro, em Jucás. Como a gente só tem uma moto, vou deixar ele e buscar todo dia. Com o rio assim, o jeito é pagar R$ 3,00 por travessia. Sai caro, mais é o jeito. Porque não compensa ter que ir fazer volta mais longe pelo Iguatu, pra ir pro São Pedro, quase vizinho a gente”, explica a agricultora Elizângela Teixeira.

Enquanto a água não escorre com muita intensidade, agricultores aproveitam para ganhar renda extra fazendo a travessia de moradores. “Eu tenho essa balsa, a gente nesse período ajuda o pessoal nessa passagem por aqui. Eles ajudam dando pra gente uns trocados. Dinheiro que ajuda levar comida pra casa. Eu já plantei esse ano, mas infelizmente não tem inverno bom que segure a safra. O jeito é fazer bico”, ressalta o agricultor José Pereira.

Pluviômetros

No Barro Alto, pluviômetros particulares chegaram a registrar chuva de até 130 milímetros, na última terça-feira, 26. “Foi a primeira cheia do ano e vai favorecer as águas no solo, porque os poços aqui estavam praticamente tudo seco. A bomba não tinha mais força pra puxar água. Agora a gente teve que subir o motor. Graças a Deus, isso é uma bênção”, disse o agricultor Antônio Carlos de Souza, agradecendo pelas chuvas.

A Funceme registrou na sede de Iguatu, segunda-feira, 25, chuva de 89mm na sede. Pluviômetros particulares registraram 120mm no sítio Queimadas; 100mm na Lagoa de Iguatu, e 156mm no Quixoá.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *