Eliomar Alves da Silva homenageado pela FECLI/UECE

26/10/2019

A homenagem póstuma pelo reconhecimento e importância ao senhor Eliomar Alves da Silva aconteceu na última terça-feira, 22. O evento foi realizado no auditório do campus Humberto Teixeira. Contou com a presença de Irismar Cavalcante (viúva), dos filhos Alfredo, Everardo, Ednaldo e Eliomar Filho, além de familiares, convidados, alunos e professores da Faculdade de Ciências, Letras de Iguatu – FECLI/UECE.

A homenagem fez parte da programação da II Semana Universitária da IES, em reconhecimento à família que doou parte do acervo de livros de Eliomar Alves para a biblioteca da FECLI, cerca de mil livros, que agora catalogados estão disponíveis para acesso aos universitários.

Durante o evento, familiares visitaram o acervo doado à biblioteca. Logo em seguida foi colocada a placa nomeando a videoteca com nome de Eliomar Alves da Silva. De acordo com a diretor da FECLI, Gladeston da Costa Leite, esta foi a primeira sala nomeada no campus. Para membros da instituição, um reconhecimento justo pela importância da figura que foi o homenageado que tanto incentivou a leitura no município.

Esta foi a primeira sala nomeada no campus –

Generosidade

“A lembrança, os livros dele continuam vivos com a gente. Momento de celebrar isso. Esse acervo foi disponibilizado pela família muito gentilmente. É um verdadeiro presente que a gente acolhe com muita alegria. Todos nós ligados à UECE em Iguatu sabemos da dificuldade de termos um bom acervo de obras em nossa biblioteca, então uma doação dessas é algo importantíssimo tanto no aspecto logístico, de disponibilização de um serviço a nossa comunidade acadêmica. O senhor Eliomar vai continuar vivo aqui na FECLI por meio de seus livros, por meio do conhecimento dos livros que estão conosco”, enalteceu o professor Saulo Lemos, que conduziu a solenidade.

Em nome da família, Alfredo Cavalcante enalteceu a memória do pai. “Eu diria que uma característica muito forte de meu pai era a generosidade. Logo após sua morte, nós tivemos muitas surpresas de tantas pessoas a quem ele doou livros. Papai fazia algumas coisas que a gente não tomava conhecimento porque era da natureza dele fazer a generosidade como sua bandeira”.

Ainda durante a solenidade, o advogado e sobrinho de Eliomar, Samuel Alves, leu discurso feito pelo filho Alfredo Cavalcante, na missa de sétimo dia.

Os livros estão numa estante dedicada somente ao acervo que pertenceu a Eliomar. A homenagem à memória reforçou a importância do então principal livreiro que teve Iguatu.

Em nome da família, tanto a esposa dona Irismar e os filhos se mostraram agradecidos e felizes pela homenagem que dará continuidade ao legado deixado por Eliomar Alves, que faleceu no último dia 05 de março, aos 82 anos de idade.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *