Observatório

02/11/2019

“Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder”. Salmos 21:13

Gestão financeira dos brasileiros

O número de cidadãos brasileiros inadimplentes permanece alto no país. Uma maneira de trazer essa temática à tona é falar sobre a pouca ou quase inexistente educação financeira no Brasil e explicar a importância de informar a população sobre o assunto.

A obesidade no Brasil

Os dados do Ministério da Saúde sobre obesidade são alarmantes e é preciso a conscientização da sociedade brasileira. O aluno tem que tratar essa questão como um problema de saúde pública, que pode, inclusive, acarretar o aumento de doenças como diabetes e hipertensão.

Controle parental na internet

O uso da internet desde a infância levantou um debate sobre a postura de pais e responsáveis frente ao desafio de estabelecer limites. Muitos adultos desconhecem os mecanismos de controle parental presentes em redes sociais e sites na internet, por isso, muitas crianças acabam sendo expostas a conteúdos impróprios e negativos para suas idades. 

Habilidades socioemocionais

A sociedade brasileira desconhece a necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no contexto educacional. É um tema muito relevante, já que escolas começaram a adotar esse ensino em suas grades curriculares. O candidato pode trabalhar a responsabilidade das instituições de ensino trazerem a temática para a sala de aula. 

Bullying e a violência nas escolas brasileiras

É importante que o candidato entenda como casos de violência em escolas brasileiras podem ser uma reação ao bullying ou uma reação à depressão causada pelo bullying. Entre os tópicos a serem abordados no texto, ressalte-se o papel da escola nessa discussão.

Mobilidade urbana

É importante tomar conhecimento das políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento e a superlotação.

O combate às epidemias

Atualmente o índice de epidemias e número de mortes ainda cresce, como no caso da dengue e sífilis, bem como outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante pesquisar políticas de prevenção.

Aumento da expectativa de vida

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado devido à melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levaram a esse aumento e como continuar o crescimento.

A evasão escolar

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Inep, mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada à falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

Depressão e suicídio

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. No Brasil em 2016, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu 1 caso de suicídio a cada 46 minutos. 

Escassez da água no Brasil

Outra pauta no teor ambiental é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante entender as causas e consequências dessa crise, pesquisar políticas que já estão em prática e as possíveis soluções.

MAIS Notícias
Observatório
Observatório

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2   Voto feminino completa 91...

Observatório
Observatório

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18   Municípios brasileiros receberam R$ 2 bilhões do FPM Municípios brasileiros receberam, nesta...

Observatório
Observatório

“Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça”. Salmos 3:3 Desafios do MEC O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Dados levantados pelo Pnad...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *