MEC divulga lista de cidades que terão escolas cívico-militares
O Ministério da Educação anunciou na quinta-feira (21) a lista das cidades de 23 estados e do Distrito Federal que serão beneficiadas com a implantação de escolas dentro do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Cada uma das 54 unidades vai receber R$ 1 milhão para implementar o projeto. Pelo critério técnico, no Ceará, foram selecionadas: Sobral e Maracanaú. Ao todo, 48 prefeituras cearenses pediram para receber a iniciativa do MEC. Para especialistas, o investimento é alto se considerado o impacto da política, que abrange uma pequena parcela da população. Já o MEC defende o “pluralismo pedagógico”.
Fatos & Blogs
Mais contratações
Brasil cria 70,8 mil empregos com carteira assinada em outubro. De acordo com informações do Ministério da Economia, esse foi o melhor resultado para meses de outubro desde 2017, ou seja, em dois anos. Comércio foi o setor que abriu mais vagas. No acumulado do ano, foram criados 841.589 empregos com carteira assinada. Com isso, as contratações superam demissões pelo 7º mês. Com dinheiro no bolso, os nascidos em junho e julho podem sacar R$ 500 do FGTS. Segundo a Caixa, cerca de 8,7 milhões de trabalhadores estão contemplados nesse lote.
Prazo apertado
Na quinta-feira (21), Bolsonaro afirmou que, caso a corte impeça o uso das assinaturas digitais no processo de criação da sigla, o Aliança não disputará o pleito do ano que vem. Na próxima terça-feira (26), o TSE vai analisar um pedido de autorização da coleta digital de assinaturas para criação de partidos no Brasil. Para participar da eleição municipal no ano que vem, o novo partido precisa cumprir uma série de requisitos, como coletar uma quantidade mínima de assinaturas até março 2020. E os deputados que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiram montar uma frente informal intitulada “Brasil Acima de Tudo”. O objetivo é organizar a coleta de assinaturas que serão exigidas para a fundação do partido. Com as mudanças de partido, mostra a fragilidade do sistema político nesse item. Como diz um analista: “Apequenam-se as siglas, impondo interesse dos clãs”.
Saúde fiscal de cidades do CE melhora, mas 55% enfrentam problemas
Entre os municípios cearenses, 45% têm despesas com pessoal abaixo do limite prudencial neste ano – em 2018, eram somente 35%. Repasses para o Ceará cresceram 6,1% de janeiro a novembro deste ano, segundo CNM. Confederação Nacional de Municípios, não dá para falar que está tranquilo”.
Eleições 2020, não precisa de Salvador da Pátria
Com variadas situações que implicam em soluções, o cidadão iguatuense acompanha com expectativa a sucessão municipal. Aos poucos, as lideranças se manifestam visando a inclusão diante dos fatos que atingem a população. Saúde, educação, emprego estão sempre na prioridade das reivindicações. Quando se trata do voto, nomes antigos e novos divergem do gosto de parcela do eleitorado. Reforçando algumas opiniões: “Salvador da Pátria não nos ajuda”.
Água
O que fazer para resolver problema de abastecimento d’água em Iguatu? – Consumidores reclamam da qualidade, e da ausência do precioso líquido em alguns locais. Para fugir da crise, muitos recorrem aos garrafões nos diversos pontos de venda espalhados pela cidade. Na zona rural, a situação é mais crítica ainda com açude e poços secando. A esperança continua com o início das chuvas. Considerando os diferentes pontos de vista, com pouca solução, a gestão tem se manifestado também.
Mobilidade Urbana
Os municípios com mais de 20 mil habitantes e os que integram a regiões metropolitanas têm prazo até 2021 para elaborarem e aprovarem o Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A Medida provisória foi publicada na quarta-feira (20) no Diário Oficial da União. Portanto, municípios cearenses devem ficar atentos ao prazo.
Natal de um novo tempo
O clima natalino já pode ser sentido. A prefeitura já prepara alguns locais para ornamentação. Com isso, a cidade torna-se mais iluminada e atrativa para as famílias e visitantes neste fim de ano. O mesmo ocorre com alguns setores do comércio local que neste clima, vive a expectativa de boas vendas. A Polícia Militar, através do 10º Batalhão da PM de Iguatu também entra no clima e lança operação ‘Natal Seguro”. Sem dúvida, teremos um clima de paz e harmonia.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários