Atleta iguatuense conquista medalha em maratona no Cariri

30/11/2019

Um iguatuense fez bonito em terras caririenses neste último final de semana. O atleta da cidade conquistou a honrosa terceira colocação. Juliano Silva, 34, conquistou o feito logo em sua primeira maratona em que competiu. O evento esportivo, intitulado como I Maratona Juazeiro do Norte – 42.195, atraiu 810 corredores que percorreram as principais ruas da cidade no domingo, 24.

Os mais de 42km foram cumpridos no tempo de 3h8m16s, por Juliano. Além da 3º colocação geral da prova, ele ficou com o 1º lugar na sua categoria 30/39 anos. O foco no treino e preparação foram os diferenciais. “Eu treino por volta de cinco a seis vezes em torno de 120km semanais”, disse. Ele também usou várias provas durante esse período de preparação. “Competi cinco meias maratonas. Isso ajudou muito a chegar com uma ótima base”, acrescentou Juliano que está correndo há um ano, período em que começou a se dedicar e buscar performance nas provas.

O percurso imposto a ele tinha nuances de ladeiras e decidas. Os setores planos não aliviavam em nada a dificuldade da prova. “O calor era o adversário maior. O desgaste é enorme. Tudo é difícil em uma prova desse seguimento. Mas o meu maior aliado foi o poder de concentração”, ressaltou.

O atleta disputou cinco meias maratonas já visando disputar sua primeira maratona – Foto Divulgação

São Silvestre

Juliano compete ainda em provas MTB (Mountain Bike). Uma alimentação salvável é colocada em prática para aguentar o ritmo.  “Consumo uma boa base de carboidratos (batata doce, macaxeira e cuscuz). No quesito proteínas, dou ênfase nas carnes brancas como frango e peixes. Meu café da manhã não dispenso aquela tapioca com ovo. Para as seções de treino costumo usar banana, rapadura e mel”, disse.

Agora as sessões de treinos diminuem consideravelmente no objetivo de recuperar forças. A meta é completar uma das principais corridas do país. “Vou tentar ir para São Paulo e correr a São Silvestre. É uma prova tradicional que eu coloquei como meta. Estamos na luta pelo financiamento da minha ida e levar o nome da cidade. Os custos de deslocamento infelizmente são altos”, disse.

Companheiros

Juliano não foi só ao Cariri. Uma comitiva de atletas de corridas de rua se deslocou à terra do ‘Padim Ciço’ para deixar sua marca nas mais variadas modalidades. Assim como o personagem da matéria, também fizeram bonito na maratona Cícera Vieira com 3º lugar (40/49 anos), Márcia Erlânia, 1º lugar (50/59 anos), Arquênio Braga, posição 41ª geral (17º na categoria), Geandro Pereira Gomes, 43º na geral, (11º na categoria), Roberto Vieira de Freitas, 25º geral (9º na categoria), Josinaldo Petrônio, 38º geral, (16º na categoria) e Mikael Oliveira, 59º geral, (8º na categoria).

Meia maratona e 7k

A comitiva de Iguatu também disputou as provas de meia maratona e de 7 km do evento. Suaram a camisa: João Rabelo, Emerson Azevedo, Cangaceiro Maratonista, Marcos Lima, Israel Silva, Rejane Ferreira Nayara, Diná Souza, Rita e Evelma.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *