Jornal A Praça tem marca reconhecida

21/12/2019

O Jornal de Iguatu obteve a exclusividade sobre o nome de seu serviço e produto, através do seu logotipo. O reconhecimento veio por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) após um processo que durou mais de uma década. O A Praça, conhecido por leitores que o folheiam aos sábados há mais de 18 anos, conquista um reconhecimento inédito para o seguimento de impresso da região que se une ao de ser o noticioso mais longevo e ininterrupto com a incrível façanha de registrar a cidade de Iguatu por mais de 970 edições.

A marca é válida pelo INPI por um período de 10 anos, que pode ser renovado sucessivamente. O A Praça passou por quatro etapas com aprofundamento dos tipos de marca, a transferência de direitos, as diretrizes de análise do processo e outras informações no Manual de Marcas, assim como preenchimento de formulários e acompanhamento criterioso. “Foram mais de quinze anos até vencermos a burocracia sem fim e conseguirmos esse tento: o registro definitivo da marca do A Praça. Esse é mais um marco na história de vida do jornal de Iguatu”, comemorou o editor chefe e idealizador do jornal, Paulo de Tarso Bezerra.

Wilson Maia Lima Verde foi o idealizador da marca – Foto Divulgação

Marca

As linhas e traços acompanhados de fonte única do logotipo foram idealizadas pelo arquiteto e paisagista Wilson Maia. A ideia sempre foi perpetuar e memorizar no leitor a exclusividade de uma marca harmônica ao visual. “A ideia da logomarca do Jornal A Praça remete ao seu nascedouro que se firma a cada dia, a cada ano como um patrimônio Iguatu. Dr. Paulo de Tarso, visionário como sempre em suas em seus empreendimentos, veio com a feliz sugestão do nome A Praça, simbolizando todo o cotidiano de uma cidade do interior, principalmente de acontecimentos, de notícias que correm através do bate-papo e a circulação entre pessoas no cenário de uma praça. Após o batismo, imaginamos uma logomarca que pudesse resgatar a imediata leitura em letras negras com a presença da do elemento serifa na tipagem de fundo de destaque na letra ‘A’ em uma certa inclinação. Foram toques de dinamismo e modernidade. A ideia era realmente de se criar uma logomarca que fosse atemporal, que realmente fosse fazer parte do da memória do inconsciente de todos os leitores e de associação visual através, e hoje em dia principalmente, da mídia digital que a torna mais viva e destacada do que do que nunca”, relembrou Wilson.

Online

O jornal lança como novidade a sua inserção ao seguimento online de informação. Mais presente nas redes sociais, a notícia é apresentada ao leitor por meio de vídeos, dinamismo e rapidez através de seu portal de notícias www.jornalapraca.com.br. A credibilidade construída em quase duas décadas leva a marca do A Praça à casa do leitor e reflete sucesso em número de seguidores e em acessos nas novas plataformas.

“Sempre à frente do seu tempo, o A Praça consolida uma marca genuinamente iguatuense, registrando a história, cimentando cada vez mais o ideal que o move como órgão de imprensa sério, imparcial, responsável e legítimo. As plataformas digitais estendem ao leitor, em qualquer lugar do mundo, o conteúdo, em grande parte, exclusivo do Jornal de Iguatu, possibilitando a conexão do cenário local ao global, além da interação mais efetiva com os leitores”, comentou o professor José Roberto Duarte, co-fundador e diretor de redação do A Praça.

Saiba mais

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. A missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial. Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

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