“Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça”. 2 Coríntios 9:10
Cadê o 13º da Saúde?
Funcionários municipais da Saúde denunciam atraso de pagamento do 13º salário pela Prefeitura. A data limite para pagamento, segundo a legislação, é 20 de dezembro. A administração alega falta de recursos e de repasses do Governo do Estado, mas o Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará mostra que os repasses dos últimos meses foram feitos pontualmente, inclusive do mês de dezembro, no último dia 10 no valor de R$ 450 mil para o HRI – Hospital Regional de Iguatu, e no dia 12, o valor de R$ 85 mil para a UPA. Há ainda reclamações de funcionários do HRI cujos salários atrasados chegam a 3 meses.
Impostos somam mais de 30% no valor das contas de luz dos brasileiros
Mais de 31% do valor mensal pago na conta de luz são de tributos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os impostos e os subsídios embutidos nas contas pesam mais de 40% no bolso dos brasileiros. Entre as causas desse valor, a autarquia aponta a crise hídrica e a capacidade reduzida de armazenamento de água. Desde 2012, a tarifa média de energia no País cresceu mais de 20% em termos reais. De lá para cá, o custo de geração de energia aumentou 14,25%. Os encargos setoriais subiram quase 8%. Em contrapartida, a distribuição nesse tempo caiu 2,32%.
Portabilidade da conta de luz
O PL – Projeto de Lei 1.917/2015, que tramita na Câmara dos Deputados, dispõe sobre a portabilidade da conta de luz, as concessões de geração e a comercialização de energia elétrica, além de alterar algumas leis. Conhecido como projeto da portabilidade da conta de luz, ideia semelhante ao que já é feito hoje no setor de telefonia, o PL quer aumentar a competitividade e reduzir as tarifas, possibilitando que o consumidor final possa escolher de quem quer comprar energia, o chamado mercado livre.
Feliz 2020!
Em clima de reflexão com a chegada do Ano-Novo, deixo aqui o célebre poema O Tempo do gaúcho Mário Quintana que nos alerta sobre a inexorável passagem do tempo para que não se perca tempo, que nunca volta:
“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.”
0 comentários