Após 20 anos fechada, fiéis comemoram reabertura da Capela do Prado

04/01/2020

Com esforço da paróquia, voluntários, operários e dos doadores que possibilitaram sua requalificação, foi entregue na quarta-feira, 01, a Praça dos Redentoristas e a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O templo foi restaurado ainda com recursos da Secretaria de Cultura do município.

Centenas de devotos participaram da solenidade. Foi instalado um telão e colocadas cadeiras na frente da capelinha para acomodação das pessoas. A missa solene foi presidida pelo bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem.

Na capelinha, uma das mais antigas da cidade, serão celebrados casamentos, batizados, o Terço dos Homens e ainda velório de moradores do bairro. O espaço ganhou novo altar e portas novas. “Muito feliz com a reabertura. Já participei de celebrações aqui. Muito aconchegante e nos lembra a infância”, disse Mazé Coelho.

O altar da capela foi reconstruído totalmente – Foto Divulgação

Com quase 89 anos, a capela foi local símbolo da comunidade religiosa de Iguatu, sua requalificação passou por processo lento e de respeito à estrutura original. A bênção do altar, do ambão (móvel onde é feita a leitura da Bíblia) e do sacrário foi feita pelo bispo dom Édson de Castro, assinalando de forma oficial e litúrgica a reinauguração. Ao final foi feita uma homenagem ao padre redentorista Matias que morreu em novembro passado e foi pároco da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O bispo lamentou o fechamento da capela durante duas décadas. “Essa capela nunca deveria ter sido um local de armazém de coisas que não servem mais. Isso é um abuso! E isso me incomodava”, frisou. “Espero que nunca mais aconteça para o bem de todos nós. Eu me sentia envergonhado. Espero que o padre faça que essa igreja seja o que é: a casa de Deus”.

História

A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, começou a ser construída em 1924 e foi concluída em 1931. O terreno foi doado por Luzia Moreira, mãe de proprietários da antiga Cidao – Companhia Industrial de Algodão e Óleo. A construção do templo foi feita com a participação de moradores do bairro. A primeira missa foi celebrada em 1931, presidida pelo então bispo da diocese do Crato, dom Assis Pires.

A capela recebeu reparos internos e externos de sua estrutura – Foto Divulgação

Em 30 de agosto de 1964, surgiu a Paróquia do Prado, sob a proteção da Mãe do Perpétuo Socorro e confiada aos padres da Congregação Redentoristas, vindos da Irlanda. A paróquia foi criada pelo então bispo da diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho.

A antiga capela serviu de matriz até se concluírem as obras da nova Igreja Matriz no Prado em 1967.

Praça

Na oportunidade, o prefeito Ednaldo Lavor inaugurou a nova Praça dos Redentoristas. O equipamento é conta com iluminação de led, piso intertravado, bancos confortáveis, áreas verdes e lixeiras. “É uma alegria estar aqui com vocês e um momento histórico para este bairro tão querido pela nossa administração e pela nossa cidade. A reforma da Igreja e a construção da praça representam a realização de um sonho para os moradores do Prado. O trabalho não para”, comentou o prefeito.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *