Iguatu comemora os 167 anos de emancipação política

25/01/2020

Hoje, sábado, 25, é comemorado os 167 anos de emancipação política de Iguatu, na cidade é feriado municipal. Dentro da programação festiva que acontece desde o início da semana, logo mais às 19h, na igreja matriz de Senhora Santana, será celebrada missa solene e logo em seguida o corte do bolo alusivo ao aniversário do município. Assinaturas de Ordens de serviços, inaugurações de obras, apresentações culturais, prestações de serviços sociais, lançamentos de programas e projetos, além de eventos, entregas de ambulâncias e a escolha da Miss e do Mister Iguatu 2020, entre outras ações movimentam a cidade. Na noite de ontem, sexta-feira, um grande público estimado em mais de 20 mil pessoas foi à Avenida Fransquinha Dantas onde aconteceram shows musicais com Manuka, Vicente Nery e Léo Magalhães.

“Tivemos uma semana bastante abençoada, cheia de realizações e que não param por aí. Queria deixar uma mensagem de paz, alegria para o nosso povo. Dizer que a cada dia, nós estamos trabalhando de maneira bastante positivo. Nossa gestão é que as pessoas se aproximem cada vez mais, que tenha alegria de morar no Iguatu. Saibam que nosso município é próspero, temos firmados muitas parceiras que vão fazer com que nosso município se desenvolva e cresça ainda mais nos próximos anos”, comemorou Ednaldo Lavor, prefeito de Iguatu.

Desafios

Polo da região Centro-Sul cearense, Iguatu se destaca pelo desenvolvimento ocorrido nas últimas décadas. Desde sua colonização, quando passou à cidade, pode-se destacar entre os feitos a chegada da linha férrea, o comércio forte, os serviços prestados na área da saúde e Educação contribuíram para esses e outros avanços para o município que tem hoje mais de cem mil habitantes, mas ainda tem muito o que se desenvolver e valorizar principalmente na parte histórica e cultura, na opinião de moradores.

“Iguatu precisa refletir sobre sua identidade cultural, sua postura econômica e sua maneira de conviver com o meio ambiente desde as lagoas ao problema antigo do lixão. A cidade precisa se perceber mais dentro da região Centro-Sul, desenvolver tecnologias básicas como transporte público e sistema de saúde mais efetivo. O século XXI chegou e precisamos dar uma importante atualizada em nossas práticas e nosso jeito iguatuense de ser! Acho que devem ser mais valorizadas e apoiadas, principalmente financeiramente, a arte e a cultura de nosso povo, apenas isso nos torna únicos, sem esses elementos só a vida não bastaria”, comentou o artista e produtor cultural Michel Prudêncio.

Iguatu a tu

O aniversário da cidade também inspira projetos comemorativos. Pelo segundo ano a data é celebrada de forma criativa por um grupo de artistas, músicos e comunicadores que criam clipes musicais utilizando como plano de fundo os cenários da cidade. Este ano, música “Igual a tu (Iguatu)”, do cantor, poeta e cirurgião-dentista Eduardo Gondim, foi a inspiração para a homenagem. “Para a edição deste ano a proposta foi além da canção em si. O processo de produção envolveu um reencontro musical profundo. Isso porque os músicos participantes, os irmãos Michael e Michel Prudêncio, filhos do maestro Mano Prudêncio, que haviam tocado essa música ao lado do compositor há 17 anos quando eram participantes do Projeto Arte Criança, ganhou nova roupagem ao som do violão e flauta transversal. Passamos a proposta para Eduardo Gondim que deu aval”, comentou Jan Messias, colunista do A Praça, radialista, fotógrafo e idealizador do projeto, que é desenvolvido com o apoio da Mais FM. “Esse projeto é uma proposta de produzir os artistas da cidade, mas também a cidade como um todo, as paisagens, os espaços públicos, a nossa cultura local sendo expressa pelas pessoas. E a música, ela integra. Essa composição do Eduardo Gondim é muito inspiradora. O clipe foi gravado em diversos locais de Iguatu, apresentado com um arranjo próprio e com músicos filhos iguatuenses. A canção é do ano de 2003, quando Iguatu celebrava 150 anos de emancipação”, completou Messias.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *