A cidade de Iguatu registrou na madrugada de quarta-feira, 05, o maior volume de chuva no ano de 2020. Assim como a sede da cidade, na zona rural precipitações isoladas ocorreram ao longo da semana em meio a um céu nublado.
Naquele dia, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), a sede, através do posto pluviométrico na EMATERCE, contabilizou 71mm. As comunidades rurais celebram volumes ainda mais significativos. No Sítio Latadas, no Distrito de Suassurana, onde fica situado o açude Trussu, (reservatório que abastece a cidade), o quantitativo de 111mm foi comemorado pela região que culminou no aporte de 5cm no manancial.
As chuvas que vararam a madrugada até o início da manhã mexeram com a rotina dos que vivem na cidade. Muitos foram ao trabalho sob chuva, outros chegaram atrasados aos compromissos.
Janeiro
O principal acumulado do ano até aqui reacende a esperança de um bom inverno. Mas vai de encontro com os acumulados de janeiro na cidade. A sede de Iguatu obteve nos 31 dias do primeiro mês do ano, o percentual negativo de -45 % da média histórica. Os distritos onde o monitoramento também ocorre pela FUNCEME, Quixoá, Riacho Vermelho e Baú, contabilizaram saldo negativo de -69%, -75% e -82%, respectivamente.
Previsão
A nebulosidade percebida em todo o estado está associada à formação de áreas de instabilidade em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical na área ao norte do Nordeste brasileiro. Para este final de semana, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanecem as chances de pancadas de chuva na Região Metropolitana, no Jaguaribe, no sertão, no norte e noroeste cearenses. As demais áreas devem ter chuvas esparsas.
0 comentários