Com aprovação e três projetos e discussões sobre temáticas locais a Câmara Municipal de Iguatu teve na semana a sessão de terça-feira, 11, como a única. A segunda semana após o recesso de plenário segue sem a votação de matérias polêmicas e de grande impacto na vida dos iguatuenses. Em meio as pautas, os parlamentares concentraram seus discursos em temas de apelo popular.
Foram aprovados projetos de decretos legislativos de concessão de título de cidadão Iguatuense a Vânia Nunes Teixeira, Vera Lúcia Rodrigues e Padre José Walace. Outra pauta do legislativo deu o nome de José Caroula (in memoriam) a uma via do Distrito de Alencar, de autoria dos vereadores, Mario Rodrigues (PDT), Marciano do Povo (PSB), e Pedro Lavor (PSDB).
Água
Escavação de poços de prefeitura, iluminação pública, trânsito nas imediações da fábrica do seguimento calçadista foram temáticas discutidas. A atual qualidade da agua que está chegando as torneiras dos iguatuenses tomaram boa parte das discussões entre os parlamentares. O bloco de oposição exige a presença do superintendente do SAAE na Câmara para discutir o tema por meio de audiência pública.
Os oposicionistas demostraram temor com que pode acontecer com a saúde de quem consumir o líquido em estado atual. “Já encaminhamos o caso ao ministério público. Que devem provocar o município. A população nos cobra e nada se tem de avanço quanto a isso. Preocupante”, disse Mário Rodrigues (PDT).
Solução
O problema se agravou nos últimos dias. O líder do executivo no parlamento Bandeira Junior (MDB) afirma que o problema surgiu após uma irregularidade no abastecimento decorrente de uma pane elétrica no transformador da estação de captação e bombeamento do aquífero julião. Sobre a qualidade da água ele adianta que se dá por conta de reação química no processo de tratamento, quando a sede passou a ser abastecida por poços na área de captação do rio Jaguaribe e do Aquífero do Julião, um rico em ferro e outro em mangânes, por conta da escassez de água do Trussu. “A situação é preocupante por conta da falta de recarga hídrica do açude Trussu. A esperança é que haja boas chuvas neste período de inverno”, disse Bandeira.
O parlamentar adiantou que o município deve anunciar nos próximos dias a aquisição através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), do Floco Decantador no valor de 2,5 milhões, equipamento que promete ser utilizado para resolver o problema da qualidade de água. “Junto dessa novidade vamos anunciar o processo licitatório de 130 mil metros quadrados de pavimentação em calçamento em diversas ruas de bairros e distritos, reforma e ampliação de 11 escolas, reforma e modernização da quadra Agenor Araújo”, adiantou o líder governista.
0 comentários