Moradores denunciam desrespeito à sinalização e aumento da violência no trânsito

15/02/2020

Moradores das ruas 12 de outubro e 15 de novembro procuraram a redação do A Praça para denunciar fatos absurdos de desrespeito à sinalização no trânsito por parte de usuários nas confluências dessas duas artérias com a Rua José de Alencar. Segundo os moradores, os flagrantes de desrespeito são frequentes e se repetem diariamente. Por conta disso, segundo afirmam, os casos de acidentes, principalmente colisões envolvendo automóveis e motos, são registrados com frequência também.

Os moradores, incomodados com as constantes ocorrências e com medo de atropelamentos e outras violências no trânsito, pedem providências dos órgãos responsáveis. Eles defendem fiscalização rigorosa no local e punição para quem desrespeita a legislação. “Eles só vão respeitar quando doer no bolso, enquanto não, vão continuar fazendo isso, e muitos desrespeitam sabendo o que estão fazendo”, afirmou a moradora Maria Creuza Andrade, 58.

Outros moradores também foram ouvidos e pediram mais fiscalização para os dois locais. O comerciante Júnior Dantas, 53, que tem um ponto na confluência da 12 de outubro com a José de Alencar, contou que o desrespeito acontece a todo instante. “Aqui é a toda hora, a gente só escuta é a pancada e quando vai olhar já sabe o que vai ver: gente caída, moto de um lado, motoqueiro do outro, veículo amassado”, afirmou. Outro morador, Francisco Alves, que vende bilhetes no cruzamento, denunciou que os acidentes acontecem diariamente por causa da imprudência dos usuários e desrespeito à sinalização. “Eles não respeitam de jeito nenhum, simplesmente, do jeito que vêm passam direto e quem quiser que pare pra eles”, disse.

Júnior Dantas, comerciante na área afirma que o desrespeito à sinalização é constante no trecho

Flagrantes

Na manhã desta sexta-feira, 14, a reportagem esteve nos dois cruzamentos e constatou que os moradores estão assustados e têm razão. Os usuários param em cima de faixas, não obedecem às sinalizações, vertical e horizontal, e a todo instante, motos e carros se misturam dentro dos cruzamentos numa desordem generalizada. No momento em que o repórter chegava ao cruzamento da 12 de outubro com a José de Alencar, flagrou duas mulheres, uma de moto, outra numa bicicleta, que conversavam tranquilamente na confluência, ocupando o passeio com seus veículos, sobre a sinalização PARE.

Educação

A reportagem procurou a Secretaria de Trânsito e Segurança para se posicionar sobre as denúncias. O secretário titular da pasta, Antônio Filho, informou que “estamos desenvolvendo várias ações de sinalização vertical e horizontal em diversas áreas do município, inclusive nesses locais denunciados visando munir os usuários dos equipamentos necessários para um trânsito harmonioso”. Além disso, disse Filho, estão sendo feitas manutenções dos semáforos que agora contarão com sistema de bateria, para nos casos de falta de energia elétrica não haver interrupção no funcionamento.

O secretário informou ainda que está em andamento o projeto de construção de uma rotatória na antiga fonte da Av. Dário Rabelo, cuja estrutura foi demolida, uma vez que, segundo ele, era alvo de críticas e reclamações dos usuários do trânsito por não ter nenhuma utilidade sendo totalmente obsoleta.

Ainda segundo o secretário, o semáforo que fica próximo à antiga fonte será transferido para o ponto em frente ao supermercado Bugi, onde os usuários poderão optar em seguir para o centro ou sentido bairro Prado. Antônio Filho lembrou que punir usuários que desrespeitam a sinalização está previsto no Código Nacional de Trânsito, mas minimizou: “Estamos com nossos núcleos de Educação e Trânsito com vasta programação de blitze educativas na sede e na área rural do município, levando o ônibus itinerante de trânsito para as comunidades com foco na educação, pois ainda acreditamos que não há outro caminho para diminuir a violência, senão educando o cidadão para que ele seja também um multiplicador de um trânsito seguro”, encerrou.

Francisco Alves é vendedor de bilhetes e passa o dia no cruzamento, e afirma que os acidentes se multiplicam no local
MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *