O novo centro cirúrgico do Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade da Rede Municipal de Saúde, foi inaugurado na quarta-feira (12) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O espaço contará com mais nove salas de cirurgias, passando de 11 para 20. Uma das salas recebeu o nome do médico iguatuense, Antônio Leivânio Teixeira Alves.
A solenidade foi acompanhada por familiares. Na sala de número 07 foi fixada a placa com o nome do homenageado. O médico faleceu em Fortaleza em agosto de 2016 vítima de um câncer no intestino, doença que ele havia descoberto em 2015. Leivânio deixou esposa e três filhos: Lucas, Anderson e Leivânio Filho, este último acadêmico de medicina.
Sacerdócio
Único filho homem do casal Antônio Alves, ‘Sitônio’, e Lizete Teixeira Alves, falecidos em (2014) e (2012), respectivamente, ainda adolescente Leivânio descobriu sua vocação para médico.
Nos anos 1980, inspirado para a profissão de médico, prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará-UFC. Quando terminou a graduação na UFC, viajou para Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde passou oito anos se especializando em Gastroenterologia. Era um dos profissionais mais respeitados do Nordeste em sua área de especialização. Amava o que fazia, era apaixonado pela medicina. Sempre fazia questão de afirmar que ser médico para ele era como um sacerdócio. Foi o principal incentivador do filho caçula Leivânio Filho para seguir a carreira na medicina.
0 comentários