Missa das Cinzas inicia período da Quaresma

29/02/2020

É iniciada a Quaresma, para os cristãos, período de jejum, oração e penitência. Nesse tempo os católicos são convidados a viver a preparação para a Páscoa. Missas, confissões e celebração da Via Sacra são realizadas pela igreja. Na última quarta-feira, 26, dezenas de fiéis participaram na igreja matriz de Senhora Santana da Missa de Imposição das Cinzas, marcando o início da Quaresma. O período é um convite a conversão.

“Esse tempo nos convida a viver cada vez mais as práticas da piedade. Somos chamados a viver a nossa vida, não somente neste tempo. Precisamos ficar atentos para não realizarmos nada para buscar os aplausos das pessoas. Mas devemos buscar o verdadeiro reconhecimento em Deus. Essas práticas de piedade influenciam por toda nossa vida. A vida pessoal, comunitária e a nossa relação com Deus”, disse padre Yuio Adlley, pároco da igreja matriz de Senhora Santana, reforçando que nesse tempo da Quaresma as pessoas devem buscar uma análise maior de sua vida. “Façamos uma análise de vida, uma análise de consciência e realmente percebamos o que precisamos mudar? Em que precisamos crescer? Em que precisamos nos arrepender para assim alcançarmos o perdão, a misericórdia de Deus. Páscoa, esse tempo que se aproxima, significa mudança”.

Nesse tempo os católicos são convidados a viver a preparação para à Páscoa

“És pó e ao pó voltarás”

Os fiéis buscam conforto espiritual. A comerciante Lúcia Costa esteve na missa com a filha e o neto. “Todos os anos, venho para missa das Cinzas. A gente vem aqui, participa, sente a presença de Deus e o que Ele tem a nos ensinar. Foi como o padre disse: ‘Ele mostra o caminho bom para que a gente possa seguir’. É importante para a gente, como cristão, participar e viver o período da Quaresma”, comenta.

Ainda de acordo como foi exposto pelo padre, as cinzas têm uma dimensão de penitência, de reconhecimento de fragilidade e de desejo de mudança de vida. Quando é colocada a cinza na cabeça da pessoa é pronunciada a frase: “Converte-te, lembra-te que és pó e ao pó voltarás”.

Ainda durante a missa foi apresentada pelo padre o tema da Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. O tema tem como referência o texto do Evangelho de Lucas 10: 33,34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Via-Sacra e confissões

Durante a Quaresma, todas as sextas-feiras, acontece a celebração da Via-Sacra, às 16h, com celebração da missa logo em seguida. Nesse período quaresmal, toda quinta-feira pela manhã e tarde, a partir das 8h às 11h, de 14h até as 18h acontecem confissões. “As pessoas venham buscar o Sacramento da Confissão. Não tenham medo, não tenham vergonha. Deus tira através desse Sacramento tudo que pesa sobre nossos ombros”, concluiu o sacerdote, convidando todas as pessoas para maior aproximação com Deus.

A igreja também passa por transformações. O altar é despido de ornamentos, não recebe flores nem enfeites. As celebrações de missa são normais. Com mudança apenas nas leituras que são voltadas para temas como penitência e sacrifício de Jesus e também salvação da humanidade. Durante os ritos, os cânticos de alegria como o Glória e o Aleluia são suprimidos. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que simboliza penitência e contrição. Antigamente, era costume nas igrejas cobrir as imagens. A cor representa tristeza e dor, quando os fiéis contemplam Jesus a caminho do Calvário.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *