Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
Depois da confirmação do primeiro caso de coronavírus no País, registrado em São Paulo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) redobra as atenções em torno da doença. A Sesa investiga um caso suspeito do novo coronavírus no Estado. O paciente sob análise esteve na Itália e retornou a Fortaleza com sintomas de gripe. O homem apresenta um quadro de saúde estável e encontra-se em isolamento domiciliar.
O caso que segue em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) é o de um médico de 35 anos que buscou atendimento no Hospital São José, na Capital cearense.
Na quarta-feira, 26, foi descartado um outro caso envolvendo um profissional de saúde de 29 anos, que procurou um hospital particular de Fortaleza, com sintomas da doença. Ele foi diagnosticado com outro tipo de gripe.
Até o momento, segundo o Ministério da Saúde (MS), somente uma pessoa no Brasil foi diagnosticada com o novo coronavírus. São considerados casos suspeitos, pacientes que apresentem febre, sintomas respiratórios e tenham vindo de alguma área com transmissão local da nova doença nos últimos 14 dias.
O secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, avalia que vão surgir mais casos suspeitos do coronavírus no Ceará, na medida que a doença avança pelo mundo, mas que já um plano de contingências montado no Estado para atender pacientes. Ele se reuniu com gestores e diretores de hospitais públicos e particulares para discutir o Plano Estadual de Contingência do novo coronavírus.
“É importante que seja de conhecimento de todos o panorama do Brasil e do mundo. O segundo ponto importante foi definir como considerar um caso suspeito. Acordamos a forma de coleta e a biossegurança dos profissionais de saúde das unidades hospitalares. Serão duas coletas por paciente, e a mostra do painel viral será encaminhada também ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen)”, disse o Dr. Cabeto.
Desde a quinta-feira, 27, a Secretaria de Saúde do Ceará passou a disponibilizar boletins diários no site, onde também serão divulgadas informações sobre o novo coronavírus para a população e profissionais de saúde. A secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, reforçou que o acompanhamento dos casos suspeitos está sendo feito por meio da vigilância do Estado.
“O Ceará tem apenas um caso suspeito. Passamos para os gestores dos hospitais a situação epidemiológica no estado e acordamos que todos os hospitais encaminhem seu Plano de Contingência para análise da Sesa até esta sexta-feira, dia 28. Dessa forma, temos como garantir que todos seguirão o protocolo estabelecido e que não ocorra nenhuma inconsistência com o protocolo estadual”, declarou Magda Almeida.
0 comentários