Ação do Batalhão Raio no interior do Ceará aumentou a apreensão de armas nos municípios

27/04/2019

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

O reforço no policiamento ostensivo no interior do Ceará tem sido uma das prioridades da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Desde o ano passado, o Governo do Estado investiu em mais interiorização do patrulhamento feito pelos policiais militares em motocicletas. O resultado foi um aumento na captura de infratores e de apreensões de materiais ilícitos, com destaque para armas de fogo e drogas.

Os números da SSPDS mostram que, no primeiro trimestre deste ano, as equipes do Raio apreenderam 352 armas somente nos municípios do Interior, o que significa um crescimento de 127% de armas apreendidas se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 155 armas. Nesse mesmo período de 2018, o Raio atuava em apenas 13 municípios do Interior. Hoje, existem unidades em 42 unidades do Raio espalhadas nas principais regiões do Ceará, sendo 11 na Região Metropolitana de Fortaleza e 31 no Interior.

Na segunda fase da interiorização, bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Começaram a funcionar os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará e Trairi. Ou seja, o Raio opera hoje em todos os 30 municípios mais populosos do Estado.

A execução das ações policiais do Raio contribui para reduzir o tempo-resposta das ocorrências e amplia a cobertura da presença policial em localidades onde as viaturas policiais tinham dificuldade para entrar. Junto ao trabalho das equipes do Raio, o sistema de vídeo-monitoramento se tornou um grande aliado que permite aos policiais enxergarem além do que o olho humano pode alcançar. Por meio do monitoramento das imagens, os raianos são os primeiros a chegarem às ocorrências, aumentando a eficácia do serviço policial e impactando diretamente na vida do cidadão.

Atualmente, o Raio possui 2.387 policiais militares atuando em 42 municípios do Interior e na Capital. Conta ainda com 1.340 motocicletas e 74 viaturas. O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado: Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *