Pelo segundo ano consecutivo Iguatu entra no roteiro do projeto ‘DECON Viajante’ do Ministério Público estadual, quando as populações das cidades do interior são contempladas pelos serviços ofertados gratuitamente. O atendimento ao público foi na tarde da quinta-feira, 25. Pela manhã a unidade móvel esteve em Cariús. Na sexta-feira, 26, pela manhã o calendário de atendimentos que incluiu 05 cidades do Centro-Sul e Cariri foi encerrado em Quixelô. Antes das três cidades do Centro-Sul, o projeto passou por Altaneira e Farias Brito.
Aqui em Iguatu a estrutura do projeto foi montada na Praça da Matriz e o atendimento começou a ser feito das 13h30 em diante ficando encerrado por volta das 17h30. Além da equipe de suporte para montar a estrutura com tenda, mesa, cadeira e até gelágua para os consumidores, dois técnicos (mediadores) atendem os consumidores num veículo, uma van adaptada com central de ar, assentos, computadores, notebooks, impressora e serviços de internet, para acesso à rede do SPC-Serviço de Proteção ao Crédito.
Dívidas
Ticiano Feitosa, coordenador de atendimentos do DECON-Ceará, um dos integrantes da equipe, explicou que o projeto começou em 2016. Segundo ele, normalmente atende uma média de 05 a 10 cidades. Nesta edição de 2019 houve uma inovação, com o mutirão de atendimentos a consumidores com problemas relacionados a dívidas. Segundo o coordenador, são pessoas com dificuldades de honrar pagamentos, cobranças feitas por empresas usando taxas abusivas de juros e outros encargos. Mais de 90% dos atendimentos estão focados neste segmento de pagamentos em atraso.
“Os consumidores apresentam suas queixas e o atendimento é feito instantaneamente”, informou Ticiano. Ele citou os casos das reclamações contra empresas do ramo da telefonia em que os mediadores entram em contato e intermediam as negociações. “Depois que a gente entra em contato com as reclamadas, ou notifica, em no máximo 30 dias os reclamantes têm respostas de suas demandas”, lembrou.
Maria Aparecida Sampaio, que levou uma reclamação de sua sogra para atendimento, aprovou o projeto. Segundo ela, o mais interessante é que o órgão de defesa do consumidor faz o caminho inverso do convencional e vem até as pessoas. “Aqui as pessoas estão sendo atendidas, muito bem atendidas, e muito rápido. Achei excelente o serviço! O DECON inova vindo até o consumidor”, encerrou.
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