Governo do Ceará define medidas de enfrentamento ao avanço do coronavírus

14/03/2020

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

O Ceará não apresentou até esta sexta-feira, 13, nenhum caso confirmado de coronavírus. Mesmo assim, o Governo do Estado anunciou uma série de ações que também exige envolvimento de prefeituras na prevenção da doença, como também na definição de um plano de contingência para atendimento de pacientes que venham a apresentar sintomas.

Após reunião com o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o governador Camilo Santana anunciou a liberação de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes.

“O Governo do Ceará fará todos os esforços possíveis para minimizar os impactos do coronavírus em nosso Estado”, declarou o governador. Ele frisou que a Sesa já havia apresentado um Plano Estadual de Contingência para resposta às emergências em saúde pública em relação ao Covid-19.

O secretário da Saúde ressaltou que o Ceará não tem casos documentados. “A gente não pode falar de transmissão local, comunitária, mas esse valor de R$ 45 milhões será aplicado na expansão da rede hospitalar, aquisição de equipamentos de proteção e para exames de diagnóstico e tratamento dos pacientes que eventualmente sejam internados em ambiente hospitalar”.

O Estado do Ceará também está garantindo a ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. De imediato serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI. Serão preparados 14 equipamentos estaduais de saúde para atendimento de pacientes, sendo 5 hospitais em Fortaleza, 3 hospitais regionais e 7 UPAS.

Outras medidas também serão tomadas, como: treinamento e orientação das unidades hospitalares públicas e privadas do Ceará; acompanhando dos casos suspeitos informados à Sesa através de suas equipes; disponibilização de canais de comunicação para a população e para os profissionais de saúde; oferta de cartilhas de orientação sobre o Covid-19 no site da Sesa; divulgação diária de boletim informativo sobre a situação epidemiológica e as medidas adotadas pelo Estado; e disponibilização de equipes de saúde para triagem nas visitas das unidades prisionais.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *