Dia 19 de março, próxima quinta-feira, é dia de louvar São José, padroeiro do Ceará e também da Diocese de Iguatu.
O santo tem forte devoção popular. Nesta cidade, a festa religiosa dedicada ao pai adotivo de Jesus Cristo vem se tornando uma das mais tradicionais do município com a crescente a participação de fiéis e devotos. Toda as noites, durante o novenário, a gigante catedral fica lotada. São pessoas dos mais diferentes bairros e comunidades rurais. A festa é bem participativa. “Graças a Deus, participo todas as noites. Tenho a oportunidade de estar aqui e venho agradecer. Eu confio em Jesus Ressuscitado e pela intercessão de São José, tô com saúde participando de mais uma festa”, agradece a devota Maria Ferreira Lima, 74, pensionista.
Homenagens
É tradição também do novenário a cada noite homenagear setores que compõem a sociedade, nas mais diversas áreas. Hoje, sábado, 14, serão homenageados profissionais que trabalham na área da saúde entre esses está o Hospital São Camilo, unidade de saúde particular. Na quarta-feira, 11, foi a vez dos meios de comunicação. “Vejo isso como um momento importante de reconhecimento pelo trabalho que a gente da imprensa faz voluntariamente divulgando as ações da igreja. Fazendo nosso trabalho com verdade, ajudando também a evangelizar”, declarou a comunicadora social Lucinete Alves.
Fé e devoção
As histórias de fé são muitas. A aposentada Zefinha Amorim dos Santos, 71, aprendeu ainda na infância a gostar do santo. “Foi com meus pais. A gente sempre em março celebrava a novena agradecendo pelas chuvas, pela fartura na mesa, época boa de inverno. Desde então, quando foi construída a catedral, minha devoção e fé só aumentaram. Antes as celebrações eram nas casas, nas ruas, ou em alguma capela nos sítios. Desde que foi construída a catedral, nós devotos ganhamos uma casa. Aqui é tudo de bom. A gente esquece tudo. Deixa os problemas tudo pra lá. Aqui a gente encontra paz que Deus nos proporciona. É muito bom. Venho todas as noites”, disse.
Depois dos últimos anos seguidos de seca na região, o período do inverno apesar de ainda não ter sido com muitas chuvas em Iguatu, tem deixado o homem do campo mais campo animado. “Estava muito quente, tudo seco. Cada gota de água que cai é motivo de alegria. Esperamos pela experiência do dia de São José. Tem que ser com água pra encher ainda mais nosso açude Trussu, mesmo que não sangre, a gente quer ver com água”, destaca o agricultor João Rodrigues.
“A devoção da gente começa quando a gente precisa. Eu tive uma precisão, me apaguei a São José, alcancei uma grande graça e passei a ser devota. Isso há muito tempo atrás. Vim morar em Iguatu e participo todas as noites das novenas, das missas aqui na catedral de São José”, comenta alegre a devota Juliana Rodrigues.
Esperança
A festa este ano está também com algumas novidades, entre elas um novo cura na catedral de São José, padre José Wallace Pinheiro. “Para mim é tudo novo. Estou aprendendo com as pastorais, movimentos, os grupos que já faziam a festa. Estamos caminhando, algumas novidades, como leilão para mulheres, a retomada das caminhadas pela manhã, as missas ao meio-dia, e mantendo algumas coisas que já tinham”, declara animado o religioso, convidando as pessoas a participarem ativamente da programação com suas famílias, parentes e amigos.
E assim com olhar para o céu, com a esperança de dias melhores, os católicos iguatuenses celebram São José, no dia 19, feriado no Ceará, padroeiro do Estado e também da Diocese de Iguatu.
Dia de chuva
19 de março ocorre um dia antes da passagem do equinócio, momento quando o sol passa do Hemisfério Sul para o Norte e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas à linha do Equador, assinalando mudança de estação – no Hemisfério Sul o início do outono, período que coincide com a festa do padroeiro do Ceará.
0 comentários