Na madrugada da última terça-feira, 17, o riacho do Trussu transbordou no trecho que compreende as comunidades dos Sítios Gameleira e Barra I e II, na zona rural de Iguatu. A cheia na área que fica abaixo da parede do açude encobriu a passagem molhada que interliga as duas regiões, atraiu curiosos e mudou o cenário que não era visto há muitos anos.
O fato não acontecia desde 2011 e mudou a rotina de quem trafega pela região. Carros e motocicletas tiveram que enfrentar a leve correnteza que perpassa a passagem. Muitos preferiram fazer o trajeto a pé, outros davam meia volta e optavam por seguir outro percurso. Desde então o local vem gerando preocupação por eventuais acidentes. Há relatos de pessoas que caíram no local após o veículo não suportar. “Uma mulher caiu da moto, mas rapidamente consegui ajudar. Foi um susto!”, contou Reginaldo Pereira, morador da região que tem ajudado aos não corajosos a travessia.
Relembre
Há nove anos a cheia obrigou os moradores do Sítio Barra a terem acesso à cidade por Quixelô, aumentando o percurso em mais de 20km. Naquele ano, a travessia era só feita por canoas. “Tá muito bonito! Fazia tempo que não via isso aqui [riacho] desse jeito. Comemorar e colher o que plantamos. Deus nos deu esse presente”, comemorou o agricultor do Sítio Cavaco, Raimundo de Souza.
Saiba ainda
A passagem molhada foi construída há mais de 20 anos, com o objetivo de permitir o fluxo de veículos e pedestres no período de cheia do Rio Trussu, mesmo assim em períodos de quadra chuvosa mais intensa há dificuldades enfrentadas pela população local quando o volume da água do rio aumenta no seu leito, obrigando, muitas vezes, os moradores a fazer o percurso em canoas.
0 comentários