Por causa da pandemia do novo coronavírus, a orientação é que as pessoas mantenham isolamento social como forma de prevenção da proliferação da Covid-19, doença que já matou milhares de pessoas em todo mundo.
Artistas iguatuenses tiveram que mudar de estratégia, cancelar programações previstas para este período do ano, quando, ontem, 27 de março, data de comemoração ao Dia Mundial do Teatro e do Circo. A ideia partiu da Cia Ortaet de Teatro e conta com apoio e participação de outros grupos e artistas. “A gente tinha programado de sexta-feira, ontem, até domingo, uma vasta programação, mas por conta das recomendações por causa da doença tivemos que suspender, mas para não passar em “branco”, pensamos numa programação diferente, totalmente online e contamos as redes sociais, principalmente no Instagram para divulgar nosso trabalho. Ontem a cada hora soltamos depoimentos de artistas, a cada duas horas trechos de apresentações teatrais, além de “lives” com artistas sobre a importância do Dia do Teatro”, comenta o ator Carlos Ronald, integrante da Cia Ortaet de Teatro.
“O movimento de Iguatu é bastante significativo, se for pensar de forma individual, quando se fala de grupo de teatro, de uma companhia de dança, entre outras formas culturais. Mas se pensar em movimento cultural no sentido coletivo, de organização, ainda está muito aquém do que deveria estar. A cidade de Iguatu sempre foi muito rica, no que concerne nas atividades artísticas, ao meu ver nunca aconteceu. O teatro durante muito tempo acabou acampando esse movimento artístico, no caso movimento teatral, que tinha uma atuação muito forte, mas a partir de 2010 ficaram mais enfraquecidas, alguns grupos deixando de existir. Infelizmente não há uma sensibilidade do poder público, da iniciativa privada e até mesmo da população em valorizar seus artistas. Se Iguatu abrisse os olhos para a preciosidade que tem, que são seus artistas e a produção cultura do município, a gente poderia inclusive hoje ser uma referência para o nosso estado.
Valorização da cultura
O momento mais importante foi a live compartilhada com a presença dos artistas que debateram sobre o movimento teatral em Iguatu. “Eu acredito que é uma maneira de a gente proporcionar entretenimento e diversão para as pessoas. Já que a população está em casa, sendo toda hora informações na maioria de forma negativa, a gente vai na contramão disso, proporcionando arte e cultura, passando mensagem de valorização da cultura”, ressaltou o músico e produtor cultural Michel Prudêncio.
A secretária de Cultura e Turismo de Iguatu, Lucinha Felipe, também usou as redes sociais para deixar uma mensagem para classe artística local, principalmente as pessoas envolvidas com o teatro. “Nós sabemos a dificuldade que é trabalhar com teatro. Desejo muito sucesso. Estamos comemorando nesse dia de uma forma diferente. Todos unidos comemorando o Dia do Teatro, mas cada um na sua casa. Que a gente possa estar junto, pós coronavírus, para comemorarmos de forma bem coletiva com muitos abraços”, disse.
Tudo em Casa
Mestres da Cultura e artistas participam online do ‘Tudo em Casa’ no fim de semana. A campanha cultural desenvolvida pela FECOMÉRCIO, lançada na última quarta-feira, 25, leva toda a programação cultural do Sesc para as redes sociais. De ontem, sexta-feira, até amanhã, domingo, 29, dezessete artistas participam das apresentações online de teatro, música, cordel entre outras expressões culturais em suas redes sociais. De acordo com Raimundo Neto, gerente operacional do Sesc Iguatu, a ação é uma forma de levar apoio ao público, para pessoas que costumam frequentar a programação do Sesc e para o público em geral que está em suas casas, devido à recomendação do governo estadual de isolamento social. As atrações duram cerca de meia hora e interagem com os seguidores pela rede social Instagram em lives, bate-papo. “O Sesc que é um braço do Sistema FECOMÉRCIO reitera nesse momento o compromisso em poder continuar proporcionando o apoio e desenvolvimento da nossa cultura”, destacou Raimundo Neto, convidando as pessoas a acompanharem a programação online através da hastag #tudoemcasafecomercio. Quarenta ações culturais acontecem nesta primeira edição do Tudo em Casa FECOMÉRCIO e a segunda etapa será realizada de 8 a 11 de abril.
Festival Cultura DendiCasa
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (SECULT), vai realizar o “Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa para o Mundo”, com investimento de R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Cultura (FEC), selecionando 400 projetos com conteúdos artísticos, para compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais, das mais variadas linguagens artísticas. O objetivo é movimentar a economia artística, criativa e cultural, no contexto do enfrentamento ao Coronavírus no Ceará.
O Edital é uma ação que visa amenizar o impacto social e econômico do novo Coronavírus nas vidas e na programação de grupos e artistas. Os materiais produzidos poderão ter duração variável, adequada a sua proposta artística, devendo, no entanto, ter duração mínima de 1 (um) minuto e máxima de 60 (sessenta) minutos.
Mais informações serão fornecidas no próprio edital, no dia 27/3, através das redes sociais e site da SECULT (www.secult.ce.gov.br)
Confira programação Tudo em Casa no site do A Praça
Sábado: 28 de março
16h – apresentação / bate-papo com Jean Alex do Grupo Zabumbar (Juazeiro do Norte) Tema: Tambores da Tradição – Reisado, Ciranda, Maracatu, transmissão pelo Instagram @jeskariri;
16h30 – Tutorial de acrobacias em família com Laguz Circo (Fortaleza); vídeos no Instagram @laguzcirco
17h – bate-papo sobre o processo de criação de mulheres no teatro (Manada Teatro) (Fortaleza), transmissão pelo Instagram @manada_teatro_br
17h30 – apresentação musical Jean Dumont (Sesc Fortaleza) @jeandumontfarradusbons
18h – apresentação / bate-papo com Mestre Domingos da banda Cabaçal Padre Cícero (Juazeiro do Norte). Transmitido pelo Instagram @ana682silva
18h30 – apresentação de cordel e repente com Guilherme Nobre (Fortaleza), transmissão pelo Instagram @guilhermenobre03
19h – apresentação musical – Comodo Marfim (Crato), transmissão pelo Instagram @comodomarfim
19h30 – oficina “Conhecendo o Circo Teatro” (KO’s Coletivo), transmissão pelo Instagram @kos.coletivo
19h30 – Brado (vivência online), treinamento corpo/vocal Coletivo Dama Vermelha (Sesc Crato), transmissão pelo Instagram @coletivodamavermelha
Domingo: 29 de março
16h – performance “Mnemosine porque a memória é feminina” com a atriz Paula Yemanjá, transmissão pelo Instagram @paulayemanja
16h30 – tutorial de acrobacias em família com Laguz Circo (Fortaleza), vídeos no Instagram @laguzcirco
16h30 – espetáculo Manifesto Coletivo Dama Vermelha (Crato), transmissão pelo Instagram @coletivodamavermelha
17h – apresentação musical com Michel Barros – Grupo 30 Cordas (Fortaleza), transmissão pelo Instagram @30cordas
18h30 – apresentação de cordel e repente com Guilherme Nobre (Fortaleza), transmissão pelo Instagram @guilhermenobre03
19h – Em casa – Pássaros de voos curtos – Mauro Cesar Alves (Crato), transmissão pelo Instagram @flaviorrochaof
19h30 – espetáculo “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria” (KO’s Coletivo), transmissão pelo Instagram @kos.coletivo
0 comentários