“E a luz curvou-se: os 100 anos da prova da Teoria Relatividade Geral em Sobral”, foi esse o tema trabalhado pelos alunos do curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), através da coordenação da disciplina acadêmica. O evento ocorreu no campus Humberto Teixeira na quinta-feira, 02, e na sexta-feira, 03.
O evento objetiva incluir a UECE-FECLI no circuito das comemorações mundiais daquilo que é considerado um verdadeiro marco na história da Ciência, em especial da Física, além de haver instantaneamente tornado o cientista Albert Einstein uma celebridade. “O desvio da luz das estrelas observado próximo ao Sol durante o eclipse de 1919 atestou a compreensão unificada dos conceitos de espaço, tempo, matéria e energia que aquela teoria proporcionou, ajudando a consolidar as novas frentes de pesquisa teórica e observacional a respeito do universo surgidas desde a sua formulação original”, disse professor e coordenador do evento, Célio Muniz ao ressaltar o que foi um marco no mundo da Física.
No auditório do campus, alunos e professores da FECLI e de outras universidades prestigiaram a participação do professor Dr. Douglas Fregolente, da UFCG Cajazeiras, que ministrou a palestra Radiotelescópio Bingo – Ciência e Educação no Sertão Paraibano, versando sobre a construção do Radiotelescópio BINGO (sigla para BAO from Integrated Neutral Gas Observations).
Além da palestra, houve sessões de planetário e observações astronômicas promovidas pelo Grupo de Estudos em Astronomia Zênite – GEAZ formado por alunos do curso de Física da faculdade. “É de suma importância eventos como esses para a disseminação do conhecimento e intensificação de temas científicos na nossa cidade”, disse Leonardo Tavares, do curso de Física da FECLI.
Ontem (sexta-feira, 03) minicursos fizeram parte do rol de atividades que o curso de Física promove com frequência. Houve espaço ainda para debater o ensino de relatividade na educação básica e superior atual.
0 comentários