A campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 já alcançou mais de 11 mil pessoas no município de Iguatu, a grande maioria, idosos, público alvo da mobilização. A campanha, que é realizada numa parceria do Ministério da Saúde, com as secretarias estaduais e os municípios, foi antecipada em todo território nacional, por conta da pandemia provocada pelo coronavírus.
A vacinação objetiva imunizar as pessoas da terceira idade, faixa etária mais vulnerável às doenças infecto-respiratórias. Lançada em 1998 pelo Ministério da Saúde, a campanha já alcançou milhões de idosos, que foram imunizados contra as doenças e não foram atacados por nenhuma infecção respiratória.
Nesta etapa em Iguatu, a vacinação começou no último dia 23 de março, com uma estratégia diferente em sua logística, quando as equipes de vacinação da Secretaria municipal da Saúde estão indo até as pessoas. Edmira Assunção, coordenadora de Imunização, explicou que “devido às mudanças no cenário nacional de transmissibilidade do coronavírus, tivemos uma mudança na estratégia para assegurar a imunização de idosos e profissionais de saúde aqui no nosso município”.
De acordo com Edmira, os profissionais de saúde da rede pública e privada estão sendo vacinados em seus locais de trabalho, para evitar os deslocamentos. Os idosos estão sendo vacinados em domicílio, com a vacinação casa a casa realizada por equipes da Secretaria de Saúde. “Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento”, destacou a coordenadora.
Casa a casa
Ainda de acordo com a coordenação de imunização, a campanha já apresenta excelentes resultados, com um total de 11.107 pessoas vacinadas, incluindo idosos e profissionais da saúde. Para os profissionais de saúde 1.611 doses foram aplicadas, o que equivale a 83%, e nos idosos foram imunizados 9.496 anciãos, que equivale a 75%. A coordenadora informou que na segunda-feira, 06, as equipes estarão dando continuidade ao trabalho. “Agradecemos à população pela receptividade e pedimos que as pessoas fiquem em casa que as equipes de saúde vão até elas”, relatou.
Edmira, que é enfermeira, destacou o suporte e apoio oferecido às equipes pela Secretaria de Saúde e fez questão de agradecer aos profissionais da área de Enfermagem, do município, pela dedicação e empenho no trabalho de vacinação dos públicos alvos da campanha. “Eles são verdadeiros anjos, por estarem fazendo esse trabalho casa a casa, família a família, protegendo a população, contra a Influenza. Eles são de suma importância neste trabalho vacinal, neste momento tão difícil que estamos vivendo”, encerrou.
0 comentários