Agenda 2019 foi tema de reunião dos sócios-diretores da CDL

04/05/2019

A agenda de ações da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu foi um dos temas da última reunião da entidade ocorrida em 26/04. O presidente Francisco José Mota Luciano, Dedé Duquesa, apresentou aos diretores presentes os resultados da reunião de planejamento, em Juazeiro do Norte, e a palestra temática, ‘Cidades Inteligentes’, ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico daquele município, Michel Araújo, exclusivamente para os diretores da CDL de Iguatu que participaram do encontro.

Dedé Duquesa enfatizou que o projeto ‘Cidades Inteligentes’ contempla a otimização de centros comerciais das cidades, com muito fluxo de pessoas, a partir de uma nova dinâmica em todo o seu desenho arquitetônico, com a transformação dos espaços da via e calçadas, reordenamento de ruas, pinturas com cores modernas e mais alegres nas fachadas dos prédios, nova sinalização e melhor visualização do espaço comercial e urbano. ‘Olhar Cidade’ é outro projeto desenvolvimento numa ação PMJ. O presidente informou que Juazeiro foi a única cidade da região a ser contemplada com este projeto, executado em parceria com o governo federal, a FCDL/CE e a prefeitura local.  Segundo o presidente Iguatu concorrerá aos editais dos projetos no próximo ano.

Solidariedade

Num gesto de solidariedade, o presidente Dedé Duquesa expressou formalmente o apoio da CDL ao empresário Miguel Weimar, diretor-presidente da rede de postos de combustíveis 100%, que foi alvo de campanhas difamatórias na internet. O presidente, com o apoio de todos os demais sócios-diretores, disse que foram atos ‘vis e covardes’, contra um homem de bem e honrado, um empresário honesto e transparente, que só tem contribuído com o desenvolvimento de Iguatu e das demais cidades onde suas empresas estão instaladas. O líder lojista afirmou que os responsáveis por tamanho ‘infortúnio’ responderão por seus atos e colocou o setor jurídico da CDL à disposição do empresário, caso ele deseje representar juridicamente contra os caluniadores.

O empresário Miguel Weimar, que estava presente na reunião, disse que tudo está sendo resolvido na forma da Lei, e o que lhe deixa mais confortável, além do fato de não ter sido detectada nenhuma irregularidade em suas empresas, foi o apoio moral dispensado a ele pelos sócios-diretores da entidade, da qual ele faz parte, apoio este expressado publicamente por todos os seus pares. “Este apoio manifestado aqui é muito importante pra mim, me deixa confortável e muito tranquilo, sempre trabalhamos dentro da legalidade, prezando principalmente pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos nossos clientes”, frisou.

Convidados

Os sócios-diretores da CDL vão se reunir em breve com o deputado federal Heitor Freire (PSL) e o senador Eduardo Girão (PROS). Os dois parlamentares já manifestaram interesse em visitar Iguatu para encontro com os representantes da classe lojista, na entidade. Ao se referir ao encontro, o presidente Dedé Duquesa informou que os dois parlamentares estarão na CDL ainda neste primeiro semestre para tratar sobre temas exclusivos do varejo e abertos para receber as demandas do setor apresentadas pelos lojistas.

Ainda por ocasião do encontro lojista, dois convidados estavam presentes. O secretário de Trânsito e Segurança, Antônio Filho, que apresentou o projeto da ‘Escola de Trânsito’ e as ações do ‘Maio Amarelo’, mês mundial dedicado à prevenção da violência no trânsito. Por ocasião da presença do secretário, o presidente Dedé Duquesa, em nome da entidade, agradeceu à gestão municipal a abertura de trechos de dois trechos ruas, para melhor desafogar o trânsito da cidade, ambas solicitações feitas pelos empresários, lojistas e usuários, através da CDL. Um dos trechos abertos foi na Rua 15 de novembro, confluência com a Dr. José Holanda Montenegro e Adil Mendonça, rompendo passagem de nível para permitir todo o fluxo dos bairros, Veneza, Morenão, Cocobó e adjacências. O outro trecho aberto é no final da Dr. José Holanda Montenegro, próximo ao Atacarejo SB, quando o fluxo que segue pela avenida poderá fazer o retorno e voltar pela Adil Mendonça, sem precisar entrar para fazer o retorno na Perimetral.

Crise e desemprego

O Ceará perdeu nos primeiros quatro meses deste ano mais de 4 mil vagas de empregos formais. Os dados foram publicados em matéria do jornal Diário do Nordeste e foi apresentado na reunião, pelo presidente Dedé Duquesa.

O presidente disse que tudo é fruto da crise econômica que já entrou para o seu 7º ano, sem previsão de acabar, e isso é uma preocupação para toda a classe lojista. Na visão do líder lojista, é preciso reagir diante desses números que são preocupantes para o setor. Segundo ele, os empregos são o ‘oxigênio’ da economia, quando há queda, ocorre o efeito dominó e todos os setores sentem os impactos. “O comércio vende menos, aumenta a inadimplência, diminui o dinheiro circulando e vira uma ciranda de negatividade, e diante disto é preciso buscar alternativas para reverter a situação”, lembrou.

Colecionador

Márcio Gomes, responsável pela execução de obras da ENEL Centro-Sul, segundo convidado do encontro lojista, apresentou um projeto de sua autoria, “A História do Brasil contada através das moedas e outras peças históricas”. Na apresentação do projeto, o colecionador declarou que está buscando parceria com empresas locais par expor o material oportunizando visitação pública. Segundo ele, são 24 expositores e a ideia é viajar com exposição que guarda objetos e fatos marcantes da história dos períodos, Pré-Colonial, Colonial, 1º Reinado, 2º Reinado e Proclamação da República.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *