Foram definidas as 40 instituições que irão compor o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto do Jaguaribe (CSBHAJ). Os novos integrantes passam a decidir os rumos da gestão de águas da bacia em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A eleição dos novos membros ocorreu na última terça-feira (30), em Iguatu, no campus Humberto Teixeira.
O processo de renovação do Comitê contou com encontros regionais de preparação cujo foco foi a capacitação sobre a gestão dos recursos hídricos e o arcabouço legal que envolve o gerenciamento da bacia hidrográfica. Foram quatro encontros regionais na região preparando os candidatos para o ingresso no comitê.
O objetivo do comitê é de contribuir com a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos do Ceará. “O comitê está aberto a qualquer popular que queira vir reivindicar e contribuir com o colegiado pra qualquer questão relacionada aos recursos hídricos. Somos uma bacia doadora por estarmos na nascente do Rio e toda água daqui vai para as bacias do médio e baixo Jaguaribe até a desembocadura no mar”, disse, Rosangela Teixeira membro da Comissão Coordenadora de Renovação.
A gerência regional da COGERH em Iguatu atua como secretaria-executiva do comitê, fornecendo apoio técnico, logístico, financeiro e de gestão, conforme determina a lei estadual de recursos hídricos. “É ente importante concorrente que muitos querem fazer parte. A sociedade está representada nesses 40 membros”, informou o gerente da companhia Anatarino Torres.
O Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe vai atuar no quadriênio 2019-2023. A formação do grupo é composta da seguinte forma: 20% de instituições do Poder Público Municipal, 20% do Poder Público Estadual e Federal, 30% Sociedade Civil e 30% Usuários de Água.
Quem empossou os membros foi o secretário executivo da Secretária de Recursos Hídricos, Dedé Teixeira. “O estado tem se preocupado em participar desses momentos. São 12 comitês de bacias no Ceará. Esse é um processo que consolida toda uma estratégica de políticas públicas nessa área”, ressaltou o político ao falar do papel democrático dos comitês das bacias no gerenciamento das águas.
A bacia é composta por 24 municípios. No dia 30 desse mês será discutida liberação de água de reservatórios que tomaram água nessa quadra invernosa desse ano.
0 comentários