A pandemia do coronavírus mudou um dos principais eventos religiosos da Diocese de Iguatu. A Páscoa deste ano está sendo virtual e sem a presença de fiéis, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades públicas. A Igreja Católica celebra nestes dias a Semana Santa, período central da fé cristã, que tem seu ponto alto na Páscoa do Senhor: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Até o ano passado, as solenidades reuniam milhares de fiéis nas paróquias e ruas da cidade para participar, por exemplo, da procissão do Cristo Morto, na Sexta-feira Santa, e da Vigília Pascal, no Sábado Santo.
Com a impossibilidade de os fiéis comparecerem às igrejas, a diocese teve atendido o pedido de colocação do sinal da cruz nas portas de casa, ontem Sexta-Feira Santa, 10, como lembrança da Paixão de Cristo. Todas as celebrações das paróquias foram mantidas, mas sem público e transmitidas on-line.
Senhora Santana
Conforme Padre Yukio Adelly, pároco da Matriz de Senhora Santana, a programação como medida de proteção e atendendo às normativas da Diocese e da Igreja no Brasil terá celebrações realizadas com a igreja fechada, mas transmitidas pelo Facebook: paroquiasenhorasantanamatriz. “Durante toda a Semana Santa, a igreja estará aberta no período da manhã para sua oração individual, evitando aglomerações. Vivamos uma Santa Semana, cada um em suas casas, celebrando conosco a Páscoa do Senhor”, disse.
Na paróquia, os fiéis poderão acompanhar ainda no Sábado de Aleluia, 11, às 19h, a Vigília Pascal. No Domingo de Páscoa, 12, às 17ha Missa Solene da Ressurreição do Senhor.
Catedral
Na Catedral de São José, segue a Vigília Pascal às 19h, e a Missa da Ressurreição no Domingo às 8h e às 19h. Nas demais paróquias – Prado e Cohabs, e nas quase paróquias de São Sebastião, em Alencar, e Santo Expedito – Jardim Oásis – nos horários costumeiros das missas do fim de semana. Com transmissões pelo Facebook da PASCOM, na quinta-feira, 09, e sexta-feira, 10, ocorreu a Programação Especial da Semana Santa em Cadeia de Rádio.
0 comentários