Em Iguatu, ações de combate à propagação do novo coronavírus têm sido intensificadas nas últimas semanas, além da recomendação de isolamento social, fechamento de comércios e serviços não essenciais, entre orientações e fiscalizações principalmente em pontos que são mais procurados pelas pessoas, a exemplo das agências bancárias, lotéricas e pontos de pagamentos. As medidas são baseadas nos decretos estadual e municipal, seguindo também recomendações do Ministério Público. Uma das medidas foi o “fechamento” das entradas da sede do município com a instalação de barreiras sanitárias.
Desde quinta-feira, 16, todos os veículos que entram na cidade passaram a ser desinfetados com uma solução à base de água e cloro. A ação tem como objetivo evitar ainda mais a propagação do novo coronavírus.
“As barreiras sanitárias foram instaladas em todos os acessos da cidade, nas saídas que vão para Icó e Várzea Alegre, Jucás, Acopiara e também Quixelô. Diariamente, estaremos com equipes nesses pontos fazendo esse controle de quem entra em nossa cidade”, destacou Antônio Filho, secretário de Trânsito, Segurança e Mobilidade Urbana de Iguatu.
O trabalho é feito por agentes do setor de endemias da Secretaria de Saúde, com o uso de pulverizador costal. A solução é colocada nas rodas dos veículos. As medidas preventivas são temporárias e seguem de acordo com o decreto válido até o dia 30 deste mês, mas que pode ser prorrogado. Iguatu contabilizou até ontem, sexta-feira, 17, 05 mortes para a Covid-19, e mais 09 casos confirmados para a doença.
Recomendações
Durante a ação, tanto condutores quanto passageiros são orientados a permanecerem em suas casas, evitar ir para locais que tenham maior fluxo de pessoas. Além de fazer higienização básica recomendada, principalmente lavando as mãos com água e sabão, e quando for à rua, fazer uso de álcool em gel. Não diferente de outros municípios cearenses, Iguatu já possui transmissão comunitária do coronavírus.
“Enquanto a gente está na rua, correndo risco, tentando evitar a propagação do novo coronavírus, a nossa recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Nesse momento há essa necessidade de manter o isolamento social e as pessoas cada uma redobrar o cuidado com a própria saúde”, declarou Filho.
Os moradores não são impedidos de sair ou entrar na cidade. Já motoristas de outros municípios devem se identificar, justificar se vai fazer algum serviço na cidade. Durante a abordagem, alguns dados são coletados dos condutores e anotada a placa do veículo. “Eu estou saindo de casa hoje. Tive que vir ao centro. Na verdade, vou até procurar em alguma farmácia mais perto se tem medicação que tomo. Faço parte do grupo de risco. Eu, sinceramente, nunca pensei que a gente fosse passar por isso. A gente vê longe, na televisão. Agora estamos vivendo isso aqui. Eu tô com medo”, afirmou o agricultor Francisco Frutuoso.
0 comentários