O Ministério da Saúde deve remeter ao Ceará, ao todo, 9.335 caixas, com 20 testes em cada, totalizando 186.700 testes para os 184 municípios do Estado. O envio de testes sorológicos rápidos para detecção da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, já começou. As informações são do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
À cidade de Iguatu serão 116 caixas com 2.320 testes. O município ainda não informou ter recebido o material. Iguatu registra 9 casos confirmados, 5 óbitos, 3 altas médicas e diagnóstico de 28 descartados.
Além de Iguatu, Crato, Itapipoca Maranguape e Quixeramobim são as outras cidades que receberão mais de 100 caixas.
Pela maior concentração de casos, a Capital cearense recebe o maior quantitativo estadual: serão 2.683 caixas, totalizando 53.660 testes rápidos – 28,7% do total do Ceará. Em seguida, vêm os municípios de Caucaia e Juazeiro do Norte, com 259 caixas cada; Sobral, com 229, e Maracanaú, com 192.
Profissionais da Saúde
Segundo o Conasems, neste momento, a indicação dos testes rápidos é exclusiva para profissionais da saúde; agentes de segurança e seus familiares (com contato domiciliar), e idosos sintomáticos, com quadro respiratório agudo, para coleta a partir do 8º dia de início de sintomas.
O quantitativo por município é proporcional ao número de profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de segurança pública e população idosa de cada município, conforme ofício da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).
0 comentários