O Centro de Abastecimento Dr. Manoel Carlos de Gouvêa, no Centro da cidade de Iguatu, foi reaberto nesta quarta-feira, 22. O equipamento estava fechado há mais de 15 dias como prevenção ao avanço da COVID-19. A medida foi revista diante do pedido dos permissionários dos boxes para a retomada das venda de carne, frutas, verduras, legumes, cereais, queijo de coalho e outros produtos.
A Guarda Civil Municipal controla o fluxo de clientes, que têm acesso por duas entradas apenas. Outras medidas adotadas pelos vendedores e consumidores são o uso de máscara e manutenção da distância mínima de 1,5 metro.
O equipamento possui mais de 100 permissionários. O marchante Antônio Neto, que trabalha no local há 18 anos, afirma que não havia o entendimento do fechamento do local. “O que vende aqui é o que se comercializa em todos os supermercados. Só hoje vendi um boi. A gente estava sem vender nada, em casa, mas tem as contas para pagar. Mesmo com duas portas e o controle de entrada está sendo bom”, pontuou.
Conforme a Prefeitura, o grupo de contingência do coronavírus analisou o pedido dos vendedores e decidiu abrir o mercado público. “Após uma avaliação, decidimos pela reabertura, pois o mercado trabalha com alimentação, é um setor que não pode fechar”, justificou Jocélio Viana, secretário de Infraestrutura.
Movimentação e máscaras
O centro da cidade de Iguatu embora esteja com acesso limitado em algumas ruas do centro, ainda é registrado considerável fluxo pessoas em estabelecimentos tidos como essenciais. Mesmo com o Decreto da Prefeitura que prevê multa de R$ 200,00 para quem estiver nas ruas sem uso de máscara, é possível ver nas imagens gravadas por nossa reportagem pessoas que não estão usando o equipamento de proteção.
0 comentários