A rotina dos influenciadores digitais durante a pandemia

09/05/2020

Desde que a pandemia do novo coronavírus foi anunciada, começaram as especulações sobre quais mídias seriam mais afetadas pelo isolamento social e demais restrições impostas pelas autoridades de saúde. A necessidade de informação, conteúdo e entretenimento, pelo menos em Iguatu, vem sendo suprida por criadores de conteúdo na internet que tentam superar a nova fase apresentando novos formatos, como lives e outros jeitos de fazer vídeo para se comunicar com o público. A resposta a essas iniciativas já aparece em forma de aumento no engajamento desses criadores e nas propostas de marcas do município que também se reinventam nesse período.

A reportagem do A Praça mergulhou no mundo dos influenciadores de Iguatu, no intuito de saber como estão seguindo a rotina durante o distanciamento social, a produção de conteúdo neste período, contratos, divulgação, orientação aos seguidores e cuidados com a saúde.

Kéury Raiane, 21, estudante de enfermagem volta suas publicações para seguimento de moda – Foto Arquivo Pessoal

Kéury Raiane, 21, estudante de Enfermagem, concentra suas publicações voltadas ao mundo da moda, ao consumo, a venda e ao público jovem. “O Instagram hoje é muito mais que um meio de comunicação, visto que existe um poder de influência muito grande em tudo que é ligado ao indivíduo. Seja alimentação, exercício físico, no consumo, na moda, é um mundo de ideias, onde você pode se identificar e ser influenciado positivamente ou não”, disse.

Keylla Andrade, 24, está desde 2014 no instagram – FOTO Arquivo Pessoal

A acadêmica de Direito, Keylla Andrade, 24, desde 2014 no Instagram, produz dicas de alimentação, de treino e também rotina para cuidar da pele, cabelos, e para o mundo pet. O mercado veterinário é considerado como essencial e ainda permanece aberto. “Houve um aumento de reações. Mais respostas, visualizações e seguidores. Acresceu consideravelmente. Apesar do aumento de seguidores, financeiramente alguns trabalhos foram cancelados, então nesse sentido senti bastante”, disse.

Os segmentos mais interessados em associar-se a influenciadores no momento são os de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas, aplicativos de delivery e e-commerce ou empresas de varejo que oferecem compra on-line, como supermercados. “O momento atual veio para nos fazer repensar o uso da rede social, enquanto comercial, claro que tiveram parcerias e contratos dissolvidos, pois devido à atual situação muitas empresas contratantes estão em contenção financeira e acabam dando aquela ‘segurada’, contou Leandro Feitosa, 38, ‘Lelé Fantinho’ também produtor de eventos.

Saúde e papel social

Leandro Feitosa, 38, ‘Lelé Fantinho’ é também produtor de eventos – FOTO Arquivo Pessoal

Apesar do movimentado momento que o segmento de influenciadores indica estar vivendo, também houve necessidade de alteração na forma e teor daquilo que é comunicado. A mensagem atual envolve temas como consumo necessário e consciente, coletividade, ajuda ao próximo e alternativas de entretenimento durante o período de isolamento. “Sempre tento trazer informações concretas e reais, busco dar dicas, compartilhar com eles não só notícias ‘pesadas’, mas coisas leves, uso minha rede social para poder agregar na minha vida e de quem está comigo. As pessoas que me seguem sabem muito bem quem de fato é o Lelé, e como conduzo as coisas. Então já fiz lives com profissionais sobre brincadeiras na época da quarentena com crianças autistas e downs, ensinando sinais básicos de Libras, entrevista com Miss Ceará e já tenho outras coisas agendadas”, adiantou, Lelé.

Raquel Masters, 36, é digital influencer há três anos – FOTO Arquivo Pessoal

Com mais de 30 mil seguidores em suas redes, Raquel Masters, 36, digital influencer há três anos, mostra em seus storys 90% do comércio e 10% do seu dia a dia. Antes da pandemia possuía a marca de 20 contratantes neste ano. Agora tem voltado o tema de suas postagens aos serviços de utilidade pública. “Estou fazendo várias lives com profissionais de peso, levantando hashtags, aderindo a campanhas. Eu sei que estou a cada dia oferecendo a todos o meu espaço no Instagram para passar todas as informações possíveis”, explicou a também estudante de Nutrição que já bateu papo ao vivo com políticos da região e membros da saúde.

O atual momento fez até mesmo os que estavam acostumados com a tecnologia e a inovação a se reinventarem diante da grande busca por conteúdo, atrelada a maior responsabilidade de entrega.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *