Observatório

16/05/2020

“Busquem o bem, não o mal, para que tenha vida. Então o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam”. Amós 5:14

#AdiaEnem

Não adiar a prova do Enem é mais uma demonstração da falta de responsabilidade do governo Bolsonaro. Há quase dois meses as aulas estão suspensas. Apesar de escolas da rede pública e privada terem adotado o ensino remoto, com aulas on-line, muitos estudantes não têm sequer acesso à internet. Quem mora em comunidades mais pobres sofre ainda mais. A tendência é o agravamento da situação, pois a doença se espalha para a periferia onde condições de saúde e saneamento são ainda mais precárias. Lavar as mãos é uma forma de se prevenir. Todavia, são muitos os locais que nem água têm. Nas periferias, a aglomeração se faz nas casas, de poucos cômodos, que abrigam vários familiares.

#AdiaEnem II

É um absurdo manter a data do Enem com milhares de estudantes sem aula, por conseguinte sem estudar. Eles não têm acesso à agua, imagina a computador e internet para o ensino a distância. Segundo pesquisas, 2,3 milhões de estudantes, quase metade dos inscritos no Enem, não têm computador em casa. Muitos deles veem no Enem a oportunidade de ingressar no ensino superior em universidades públicas a fim de mudar sua realidade em busca de melhores condições de vida, de trabalho, de renda. Para ingressar em faculdade privada, o aluno só tem acesso ao Fies e/ou ao Prouni se tiver feito Enem e obtido bom resultado. Sem aula, sem estudo, sem computador, sem internet, como os jovens mais carentes terão condições de se preparar para as provas? O mais sensato e justo no momento é adiar a data da realização do Enem.

Cara de Teich

A demissão de mais um ministro da Saúde em plena pandemia mostra o sinistro quadro político instalado no Brasil. Qualquer um que aceite cargo neste governo maluco vai se arrepender. Não tem rumo, plano, metas. Humilhado, Nelson Teich sucumbiu.

Pandemia mental

Contrariando todas as recomendações sanitárias dos órgãos e de especialistas em saúde, o presidente destila ignorância, insanidade, egoísmo, com sua distopia. Além do medo da doença, o brasileiro, tanto quem apoia como quem se opõe ao governo, tem vivido à flor da pele cada vez que Bolsonaro se pronuncia ou toma alguma atitude. O coronavírus, o distanciamento social, mais de 14 mil mortos até aqui, o colapso do sistema de saúde, o desemprego, a fome, a violência, tudo isso e muitos outros problemas, por si sós, já afetam sobremodo o psicológico das pessoas. Vivemos, paralelamente, a pandemia do distúrbio mental que assola a sociedade. E a tendência é piorar.

Bancários da Caixa expostos à Covid-19

No Ceará, 12 agências da Caixa estão fechadas por suspeitas ou confirmações de empregados contaminados pela Covid-19. A medida foi tomada em duas unidades da capital Fortaleza (Virgílio Távora e José Walter) e em dez agências do interior: Baturité, Camocim, Cascavel, Horizonte, Itaitinga, Limoeiro, Pacajus, Pecém, Sobral e Tauá. Segundo Sérgio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a situação só tende a piorar; inclusive, porque o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial começa nesta próxima segunda-feira (18) e continua centralizado no banco.

Atitude criminosa

A Fenae considera a insistência do governo em manter o pagamento do auxílio centralizado na Caixa como uma atitude irresponsável, criminosa, com riscos enormes não só para os mais de 50 milhões de beneficiários – que têm enfrentado filas e aglomerações nas agências – como também para os 50 mil bancários da Caixa à frente deste atendimento essencial à população. Nesta segunda-feira, 18, quase 20 milhões de cadastrados no Bolsa Família poderão fazer o saque do auxílio.

MAIS Notícias
Observatório
Observatório

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2   Voto feminino completa 91...

Observatório
Observatório

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18   Municípios brasileiros receberam R$ 2 bilhões do FPM Municípios brasileiros receberam, nesta...

Observatório
Observatório

“Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça”. Salmos 3:3 Desafios do MEC O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Dados levantados pelo Pnad...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *