Bodas de zinco
Ontem, dia 15, o querido casal Tales Mendonça e Paloma Leal celebrou 10 anos de união ao lado da linda família que construiu, os pequenos Tomáz e Isis. Felicidades!
B-day
Quarta, 13, Ana Clara, filha do casal Masters, Hyldon e Raquel, celebrou mais um aniversário, em casa, com muita alegria ao lado da família. Parabéns!
Festa
O último dia 13 também foi de muita festa para Roberto Mendonça que trocou de idade e recebeu todo o carinho da esposa Glícia Uchôa e dos filhos. Parabéns!
Dia das Mães
Por conta da pandemia, a comemoração do dia das Mães, celebrado no último domingo, 10, ganhou contornos diferentes, mas o amor esteve presente em cada uma das diferentes formas em que foi comemorado.
Conectando…
Nessa semana damos início a uma série de matérias com convidados de diversas áreas de atuação e voltadas à nova realidade que todos nós estamos enfrentando diante a pandemia da Covid-19. A convidada de hoje é mestra em Enfermagem, enfermeira intensivista, especialista em enfermagem pediátrica e neonatal, especialista em gestão de políticas públicas, proprietária da Aprimore Cursos e coordenadora dos cursos de graduação da saúde da UNIFIC, Darrielle Gomes Alves Mororó, que fala sobre os impactos, desafios e perspectivas do novo modelo do sistema educacional do ensino superior no cenário atual de pandemia.
“Diante da atual situação de pandemia, tem-se uma total modificação nas metodologias de ensino no tocante às medidas de prevenção da Covid-19, as quais se solidificam com as recomendações do isolamento horizontal, onde vivenciamos um novo desenho de relações sociais, estas refletindo diretamente no âmbito educacional.
Nesse novo cenário, onde de repente alunos e professores trocaram a sala de aula pelo ambiente virtual e domiciliar, vivemos a real aproximação com as tecnologias informativas e uma diversidade de metodologias ativas como ferramentas essenciais de ensino-aprendizagem, causando reações elementares e categóricas, tanto no alunado, no corpo docente e em seus familiares.
Essa nova forma de ensino, através de aulas remotas, à distância, impactou a todos de forma individualizada, mesmo com a explosão recente do uso da internet e da utilização de plataformas de comunicação e redes sociais em nosso dia a dia. Pode-se definir como um divisor de águas, visto as diferentes opiniões as quais vêm se formando com o passar da quarentena. Muitos são os desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino e pelos professores que têm que superar obstáculos, encontrar formas de incentivo ao aluno, mas também há uma significativa aprendizagem, troca de experiências e alcance de metas.
As instituições de ensino estão utilizando estratégias para acompanhar o novo cenário e muitas experiências têm sido exitosas, porém ainda são muitos os desafios enfrentados por todos os atores envolvidos, principalmente diante da realidade social, econômica e cultural existente em muitas localidades.
Como docente e profissional da saúde vejo que, mesmo diante de limitações, é possível acompanhar todo esse processo sem prejuízos irreversíveis, porém ressalto que deve haver uma perspectiva sólida relacionada ao compromisso dos gestores, governantes e órgãos responsáveis havendo planejamento estratégico, políticas de incentivo, parcerias e conhecimento das tecnologias, e isso estende-se a todas as categorias de ensino, viabilizando o acesso dos alunos e professores, como também o sentimento de esforço, determinação e compromisso dos mesmos.
Educação e saúde são complementares em um processo de construção social, agora sendo protagonistas no enfrentamento à pandemia, somados à tecnologia como ferramenta essencial nesse momento.
Pode-se até pensar que o “novo” assusta, principalmente diante de toda essa desorganização sanitária, política e social que estamos vivendo atualmente, porém fazem-se necessárias essas novas formas de atuar no campo da educação para manter a qualidade do ensino e formar pessoas e profissionais aptos a atuarem nos campos afins”.
0 comentários