Supostos pesquisadores do IBOPE são detidos com testes da Covid-19

16/05/2020

Moradores de diversos bairros do município de Iguatu acionaram a polícia, na quinta-feira, 14, após serem abordados por pessoas que se apresentam como funcionários de uma empresa de pesquisa que estava realizando testes para o novo coronavírus (Covid-19).

Cerca de 16 pessoas foram detidas, em ação conjunta das Polícias Militar e Civil. O município de Iguatu, através da Secretaria de Saúde local, afirmou que não foi comunicado pelo Ministério da Saúde e institutos de pesquisas sobre o trabalho na cidade. O poder público local deu o suporte à ação policial através do DEMUTRAN e Vigilância Sanitária.

Conforme a investigação, um inquérito foi instaurado. Os pesquisadores não estavam apresentando nenhuma identificação funcional de instituto de pesquisa. Em depoimento na Delegacia Regional de Iguatu, os suspeitos alegaram ser oriundos de Fortaleza e trabalhavam para a Pesquisas Nordeste LTDA, que terceiriza o trabalho ao IBOPE. Um ônibus foi apreendido na ação.

O grupo foi detido em posse de testes, ampolas com sangue e isopor para coleta e armazenamento de fluídos. Eles estavam divididos em bairros da cidade como Cocobó, Vila Moura e Vila Neuma. Outra metade foi encontrada em uma pousada da cidade.

O grupo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infrações penais de exercício ilegal da profissão –

O grupo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infrações penais de exercício ilegal da profissão e por estar expondo a risco a vida e a saúde dos iguatuenses. Todos foram conduzidos de volta para os seus locais de origem e o material foi apreendido pela Vigilância Sanitária e será descartado. “Soubemos que casos parecidos foram registrados em outros municípios e que há um trabalho de pesquisa por parte de institutos. O problema é que eles não tinham especialização médica e clínica para o procedimento. Muitos não portavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Vamos investigar o caso e remeter o processo à justiça”, explicou o delegado Wesley Alves.

IBOPE e Ministério

O site da empresa IBOPE Inteligência informa que o instituto esteve realizando, nos dias 14 e 15 de maio, uma pesquisa em todo o país sobre a prevalência da Covid-19 na população brasileira. O estudo envolvia o município de Iguatu e outras cinco cidades. A coordenação da pesquisa é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com financiamento do Ministério da Saúde.

O plano do Ministério da Saúde é que a comparação dos resultados das diferentes rodadas mostre a velocidade com que o vírus está se espalhando pelo país. Esse tipo de informação poderá ser útil, por exemplo, para balizar uma decisão sobre medidas de relaxamento do distanciamento social em uma determinada região.

A reportagem entrou em contato com IBOPE e empresa Pesquisas Nordeste LTDA, para saber se eles reconheciam o trabalho dos pesquisadores detidos pela polícia, porém não recebemos reposta.

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *