Observatório – 1000

23/05/2020

José Roberto Duarte

19 anos, 1000 edições

No dia 31 de março de 2001, circulou a edição 01 do Jornal A Praça. No dia 07 de abril de 2001, circulou a edição 02, na qual publicamos editorial na página 02 cujo conteúdo compartilho abaixo. Nele o leitor pode perceber o princípio norteador deste jornal que completou 19 anos de circulação ininterrupta, sempre aos sábados, desde aquele 31 de março de 2001, e hoje chega à histórica marca da milésima edição. O título “Um novo tempo II” faz referência ao editorial da edição 01 escrito pelo editor, idealizador e mantenedor deste jornal, Paulo de Tarso Bezerra, que publicou o editorial primeiro “Um novo tempo”. Segue, na íntegra, o editorial da segunda dição por nós escrito.

“Um novo tempo II”

Recebemos com muita satisfação o carinho, a atenção, as boas-vindas e o desejo de sucesso dos nossos amigos leitores para esta nova publicação semanal iguatuense. Sentimos nas ruas, e em cada pessoa que nos interpelava, a atenção dispensada e desejo de longa vida a este periódico.

A primeira edição esgotou rapidamente. A segunda edição que ora chega aos leitores e leitoras já traz novidades e mais matérias de todos os gêneros. Orgulha-nos saber que o trabalho de meses não foi em vão. O oniônimo A Praça já remete à integração, à informação já que é na praça onde acontecem os comentários diários sobre os mais variados assuntos:

– Você já sabe da última?

Com imparcialidade e seriedade, estaremos aqui todos os sábados, levando, até os leitores de Iguatu e Região, notícias, cultura e lazer, objetivando a integração da sociedade e a promoção do conhecimento. Na praça estão representados todos os segmentos da sociedade, em seus vários bancos e espaços. É lá o termômetro dos debates, das polêmicas que norteiam e desnorteiam o povo. Lembramos que a opinião do jornal estará sempre expressa em seu editorial e que as demais pertencem aos colunistas ou colaboradores.

Não teremos aqui a palavra censura, porém não publicaremos notícias falsas, tendenciosas, que tenham conteúdo vulgar ou que se proponha à promoção pessoal.

Sabemos do nosso papel e de nossa importância.

Vivemos um momento de reorganização, em todas as dimensões da sociedade, que vai do aspecto econômico ao político, do educacional ao familiar, e percebemos que os valores estão mudando. A sociedade moderna procura, por meios de movimentos sociais, novas formas de participação e expressão. Devemos formar opinião e desenvolver no ser humano o seu senso crítico a fim de que ele possa exercer com eficiência a sua plena cidadania. Isto o levará, com certeza, a vislumbrar um mundo novo.

A Praça é um movimento social, um meio de comunicação, uma forma lícita de informação, um instrumento individual e coletivo de participação e expressão.

Estamos abertos a todos que queiram aqui expressar suas opiniões. Seremos sempre um canal de notícias e informação séria. Afinal, A Praça é do povo!”

Edição 1000

Ao longo de 19 anos e 1000 edições, o ideal, a função social, o compromisso jornalístico do A Praça continuam firmes, incólumes à passagem inexorável do tempo. Duas décadas nos serviram de experiências, de aprendizado e nos dão a certeza, a cada edição, do nosso maior cabedal que é, indubitavelmente, o registro da história de Iguatu, principalmente. Esse legado não tem preço. É imensurável seu valor. Obrigado aos repórteres, colunistas, anunciantes, diagramadores, impressores, entregadores, jornaleiros e, especialmente, aos leitores, leitmotiv do Jornal de Iguatu.

MAIS Notícias
Observatório
Observatório

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2   Voto feminino completa 91...

Observatório
Observatório

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18   Municípios brasileiros receberam R$ 2 bilhões do FPM Municípios brasileiros receberam, nesta...

Observatório
Observatório

“Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça”. Salmos 3:3 Desafios do MEC O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Dados levantados pelo Pnad...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *