Cada vez mais artistas iguatuenses estão usando as redes sociais para mostrar seus trabalhos, além das lives beneficentes que arrecadam recursos financeiros, alimentos e produtos de higiene pessoal. Alguns artistas usam esses espaços de forma espontânea para entreter o público que está cada um em suas casas.
Com o fechamento dos espaços tradicionais, como casas de shows, clubes, auditórios e teatros, a internet se tornou o “palco” para esses profissionais. Vídeos que chegam a milhares de visualizações. Descobrimos um divulgado pela atriz Betânia Lopes, que encena uma comédia tipicamente nordestina com a irmã dela, Francisca Lopes. “Eu fui para o sítio e numa brincadeira lá, acabamos fazer de forma bem natural esse vídeo, que já alcançou mais de 22 mil visualizações”.
Para os artistas não tem sido fácil também esse momento. Muitos têm como fonte de renda o próprio trabalho, em shows, e através de propagandas no comércio que também está fechado. “Para o artista, sempre foi tudo difícil. Eu tô fazendo minhas produções sozinha em casa mesmo, com o celular. Eu vou criando as histórias e vou postando nas minhas redes sociais. Porque eu pensei assim: eu quis proporcionar o riso para as pessoas com a arte nesse período tão difícil que estamos vivendo. Para o financeiro, a gente não tem nada. Recebo muitos elogios, agradecimentos das pessoas, que em meio a tudo isso, estão conseguindo ter um pouco desse entretenimento em suas casas”, ressaltou Betânia.
Edital de apoio
A prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou recentemente um edital de apoio aos artistas iguatuenses durante esse período de enfretamento da Covid-19. O edital tem o objetivo de contribuir com incremento da economia artística no município de Iguatu, reconhecendo assim a cultura como um direito fundamental, bem como fortalecendo o isolamento social diante essa época de pandemia da Covid-19.
O edital pretende apoiar financeiramente aos atores culturais, como também contribuir com o isolamento social da população iguatuense através do entretenimento cultural por meio das redes sociais. A realização se dará através da oferta de produtos culturais das diversas linguagens artísticas (música, dança, teatro, humor e outros), estes serão elaborados pelos artistas para serem apresentados de forma virtual no site dessa prefeitura, como também nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu.
Serão selecionados 60 produtos culturais no valor de R$ 500,00 cada, sendo apenas um produto para cada artista, totalizando assim um investimento de R$ 30.000,00 destinados a boa parte dos artistas iguatuenses. “O produto cultural deve ter duração de até 30 minutos. Outra metodologia aplicada será a realização de uma ‘live voluntária’, que será organizada, produzida e transmitida pela Prefeitura Municipal de Iguatu, SECULT Iguatu e seus parceiros”, preconiza o Edital.
Os artistas selecionados devem cumprir algumas normas do Edital entre elas: ser pessoa física maior de 18 anos de idade; ser natural do município de Iguatu ou residir no município há no mínimo 1 ano; desenvolver, em caráter de exclusividade, atividades ligadas diretamente à arte, tais como dança, teatro, música, artes visuais, literatura, fotografia e cinema, dentre outras; desenvolver as atividades anteriormente indicadas há no mínimo 1 ano.
Contatos para o atendimento remoto: Fabrício Franco (88) 9.9800-0794 ou (88) 9.9425-0500 ou Nara Raquel Ancelmo (88) 9.9835-3358.
Para ter acesso ao edital completo, basta acessar o link: http://iguatu.ce.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Edital-de-apoio-aos-artistas-iguatuenses-no-enfrentamento-ao-CIVID-19.pdf
0 comentários