Brasil Contemporâneo

30/05/2020

Análise ao uso inadequado da internet no século XXI, e suas consequências na saúde psíquica

Chrystian Haziel M. Braga Rodrigues

(Acadêmico de Farmácia da FASC – Faculdade São Francisco do Ceará)

A sociedade tem evoluído de forma significante. Esse fato se deve à Globalização. A tecnologia avança cada vez mais, no entanto isso não basta. Como tudo na vida, existe seus prós e contras, é de suma importância ficar atento a esses detalhes. Se por um lado a tecnologia avança, consegue nos conectar com o virtual, trazer pessoas que estão distantes para a tela do celular, é imprescindível observarmos quanto tempo estamos na tela do celular e além disso fazermos uma reflexão de que, o que, estamos fazendo, é de necessidade ou não.

Será que não ocupamos tempo demais nos nossos telefones? Quantas vezes você entra no seu Instagram durante o dia? Quantas vezes você entra sem motivo algum, só para “rolar o dedo”? Saiba que mesmo com todos esses benefícios que a globalização traz, ou seja, os prós que a globalização nos trouxe, é indiscutível que o uso inadequado dela traz sérios prejuízos à saúde psíquica e física.

Boa parte dos conteúdos da internet é necessária para a atualidade em que se vive, mas esta necessidade precisa ser averiguada. Investigar a frequência e a intensidade que se utiliza a internet se torna indispensável, pois o grande uso pode levar a um comprometimento na vida social da pessoa, podendo as relações de convívio real, aos poucos diminuírem e, assim o convívio virtual se tornará uma dependência. (GONÇALVES; NUERNBERG, 2012).

 O homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Em outra palavra, o homem não social, o homem considerado como molécula isolada do resto dos seus semelhantes, o homem visto como independente das influências dos diversos grupos que frequenta, o homem visto como imune aos legados da história e da tradição esse homem simplesmente não existe. (SILVA; GOMES SILVA, 2017). Apud (PIAGET J.A, 1987).

Esse autor entende que o “ser social” é aquele que consegue se relacionar com seus semelhantes de forma equilibrada. Isso quer dizer que o ser humano necessita de convívio social. (SILVA; GOMES SILVA, 2017). Apud (NARDON F. A, 2006). Expõe que os adolescentes que têm um bom relacionamento social têm mais possibilidades de construir um bom desenvolvimento psicossocial. O uso contínuo da internet faz com que não se desenvolvam com plenitude, o que fará com que tenha dificuldades na vida adulta.

Tomando como base os pensamentos do autor citado acima, o uso desmoderado da internet pode acarretar uma confusão do real com o virtual. As tecnologias digitais vêm alterando a forma como as pessoas interagem, inibindo a interação física e gerando um comodismo. Isso pode causar problemas sociais, como separação do convívio social, solidão e depressão. Quanto aos adolescentes, para preencher o vazio deixado pelo isolamento social, apegam-se às redes sociais, porque lhes dão a impressão de que nunca estão sós e infelizes, via amigos virtuais e compartilhamentos de informações. (SILVA; GOMES SILVA, 2017).

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *