Algumas reflexões à luz do Gênesis

30/05/2020

“A mais que a história fez e faz o homem se destina

A ser maior que Deus por ser filho de Adão.”

Belchior

José Américo (Professor)

Américo Neto (Professor)

Havia no meio do jardim a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Conforme o Gênesis, Adão e Eva podiam comer de todas as árvores do Jardim do Éden, mas da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não, pois morreriam. O aviso foi dado ao homem, porém a Serpente convenceu Eva de que tanto o homem como ela ao comerem do fruto não morreriam. Eva comeu e deu a Adão pra esse comer também. Esse mito hebraico representa a explicação para a queda do homem. Digo mito não por desacreditar ou menosprezar, mas digo mito enquanto linguagem universal, a qual é entendida no mundo todo e traduzida para quaisquer línguas terá a mesma semântica.

O que nós temos enquanto simbólico bem visível, não descartando Deus, o jardim, a criação, mas o que se comunica mais abertamente em reflexão ao símbolo são duas árvores, o fruto e a Serpente. Eva comeu, deu para Adão e ambos mudaram a percepção de suas realidades. O aviso havia sido dado sobre a proibição, mas os primeiros humanos desobedeceram. Parece que temos uma tendência natural para o trágico, uma vontade desesperada de fazer o que não se pode. É um complexo de ser filho de Adão? É isso? Será?…

Eu fico pensando em Adão, Eva e a ordem que foi posta pelo Criador, que conhece tudo, fez tudo, sabe de tudo e orientou; e o povo, sim, o povo. O povo está orientado que aglomeração, sair sem necessidade, não usar máscara, não tomar cuidados com a higienização das mãos e produtos comprados nos supermercados podem inevitavelmente proliferar o vírus; este sendo proliferado, como já ocorre no mundo todo, pode matar pessoas que tenham algum problema de saúde anterior, e pessoas saudáveis também estão morrendo; mas as pessoas desobedecem, assim como Adão e Eva desobedeceram ao Criador que tudo sabia e sabe. O povo desobedece aos órgãos de saúde que falam como voz de conhecimento, que pesquisaram, estudaram, que sabem, que orientam e que já resolveram e revolvem fatos relacionados à várias doenças no mundo todo. Resultado disso? Consequências… muitas… aliás, várias! Façamos uma ressalva às pessoas que vivem em situação de rua, pessoas que vivem em moradias precárias, sem renda, com fome, sem ter recebido ainda a ajuda do governo, pois há situações que infelizmente farão com que muitos fiquem expostos ao vírus, sem proteção, isso é muito triste. Adão foi condenado a trabalhar, a viver do suor do seu rosto; Eva foi destinada a sentir dores quando desse à luz, e seu prazer iria ser para o seu homem; a Serpente foi condenada a viver rastejando, comendo pó, sendo ferida na cabeça e ferindo calcanhares. Depois homem e mulher foram expulsos do jardim para não comerem da Árvore da Vida para que não se tornassem eternos.

Há detalhes ainda necessários a serem ditos. Quando Deus interrogou homem e mulher as acusações foram sendo passadas de um para o outro. O homem disse que foi a mulher, esta que Deus lhe havia dado, ela comeu e lhe deu. A mulher disse que foi a Serpente, esta havia lhe enganado. E a serpente? Não argumentou… recebeu tão somente o fardo e passou para a história como algo essencialmente nociva, má e perigosa.

Houve tais consequências, mas a reflexão também pode ir ao ponto de que saber das coisas inevitavelmente te expulsa, te faz ser persona no grata em muitos lugares. Ao se ter conhecimento inevitavelmente você perde algumas coisas, no caso de Adão e Eva, ambos perderam um paraíso. A despeito das consequências Deus ainda tomou cuidados antes de expulsá-los do jardim, lhes fazendo roupas, porém, colocou anjos na porta do mesmo para caso eles ousassem em voltar.

Alusões ao mito hebraico da criação nos trazem boas reflexões para o atual contexto; inevitavelmente teremos consequências, resta saber quem será Adão, Eva ou a Serpente. O governo, o povo ou talvez a mídia? Uma ameaça externa que implantou tudo isso? Uma conspiração? A cloroquina? Qual terá sido o “pecado”? O que fizemos para tudo isso? Por que tantas mortes diárias? Por que o mundo todo faz uma coisa e as pessoas aqui teimam em fazerem outra? O que era a Árvore da vida? O que Deus realmente queria ou quer do homem? Muitas perguntas que encontrarão muitas respostas distintas a depender do universo de expectativa e cosmovisão de quem as dê. Enfim, aguardemos…

MAIS Notícias
O Mestre Sala dos Mares
O Mestre Sala dos Mares

  Até 1910, mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, em 1888, a Marinha brasileira ainda castigava seus marinheiros negros fisicamente, com chibatadas. Em determinada ocasião, os marinheiros brasileiros foram à Inglaterra para aprender a tripular novos...

Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *