A economia no cenário da pandemia
Na terra e no ar, a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus alterou a economia em vários setores do nosso país. Empresas aéreas adotam regras especiais para o transporte aéreo de passageiros perdem mais de R$ 1 bi por dia e são as empresas mais penalizadas pelo coronavírus. A atividade econômica despenca quase 10% em abril com coronavírus, diz BC. A pandemia contamina e faz número de empresas abertas cair 30,9% em abril. Os dados são do Ministério da Economia. Endividamento e inadimplência de famílias crescem em junho, diz CNC. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados em junho deste ano chegou a 67,1%. Aliviando as tensões do mercado, o Copom reduz taxa básica Juros Selic para 2,25% ao ano. É a menor taxa de juros da história. O Copom admite que a Selic poderá ser reduzida, de novo, daqui a 45 dias, quando o Comitê voltará a reunir-se. São muitas mudanças em curso, e precisamos de otimismo para recomeçar o pós-pandemia. Pedir sabedoria e inteligência para o que podermos fazer. Façamos!
Fatos e Blogs
A hora da verdade
A semana encerra com a prisão de Fabrício Queiroz, suspeito de pressionar testemunhas e atrapalhar investigações do caso das rachadinhas. Mais um revés em uma semana cheia de problemas para o governo Bolsonaro. De acordo com o Antagonista, interlocutores no Palácio do Planalto temem que a prisão de Queiroz na casa do advogado Frederick Wassef arraste o presidente para dentro do caso. MP pediu prisão de Queiroz por ter indícios da continuidade de crimes, de risco de fuga e de interferência em provas.
Ministro revoga política de quotas
A pandemia que assolou o mundo neste ano de 2020, também gerou impactos na área da educação em nosso país. Pois é através da educação que sonhamos alterar desigualdades. E nesta quinta-feira (18), como último ato, o MEC revogou a portaria nº 13 de 2016 que promovia a política de quotas em programa de pós-graduação das universidades Federais. O texto, assinado pelo ministro Abraham Weintraub, foi publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União. A portaria publicada em 2016 reservava vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência “ampliando a diversidade étnica e cultural em seu corpo discente”. Com a publicação no DOU, a decisão de Weintraub passa a valer imediatamente. Em vídeo ao lado de Bolsonaro, ministro Abraham Weintraub, da Educação, anunciou nesta quinta-feira 18, a saída do cargo. Após permanecer 14 meses, deixa o MEC com sequência de crises junto a professores, estudantes e outras instituições. Nos últimos meses, ofendeu chineses e chamou ministros do STF de ‘vagabundos’.
Enel lança portal para negociação de dívidas
Enel lança portal de negociação de dívidas para facilitar regularização de clientes. A distribuidora está oferecendo uma política diferenciada de pagamento, com parcelamento em até 8 vezes sem juros do financiamento. Conforme a direção, a novidade foi pensada por conta da pandemia do novo coronavírus. Os serviços estão disponíveis dentro da Agência Virtual, no site da companhia. Uma opção para que o cliente não precise sair de casa, principalmente neste período de pandemia.
Eleições municipais
Senado analisa projeto sobre eleição e Congresso decide se vai adiar as eleições 2020. Com contas apertadas, prefeitos se dividem sobre manter data do pleito. Com dificuldade financeira, alguns vão para reeleição, e temem arranhar a popularidade. Outros terão que resolver a situação irregular de cadastro, do beneficiado que recebeu auxílio emergencial do Governo Federal. Por sua vez, nomes de pré-candidatos surgem diariamente nos partidos e redes sociais através de palestras em lives, mas serão confirmados oficialmente durante as convenções partidárias. Com o afunilamento do processo, saindo da esfera virtual, nomes novos e tradicionais, dividirão os espaços que a eleição assegura para a consagração nas urnas. Para mudar o calendário eleitoral, o Congresso precisa aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O aumento do tempo de televisão também seria uma forma de compensar as restrições à campanha corpo a corpo, que deverão ser impostas por causa do coronavírus que já infectou mais de 1 milhão de brasileiros. Como diz, a política é a arte da composição. Fica a expectativa pelos rumos dos partidos no município até as convenções.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários