Exoneração de secretários sinaliza movimentação em eleição municipal

20/06/2020

As exonerações e mudanças no secretariado municipal colocam em evidência nomes que estão a postos para a disputa eleitoral em Iguatu. O mês está sendo marcado por exonerações também do Governo do Estado que mexe diretamente com o cenário municipal. A saída dos políticos sinaliza possível acirramento político até o dia do pleito. Apesar de não constar no Diário Oficial do Município, a reportagem registrou modificações em quatro pastas do município e na autarquia do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Nessa semana, Marcos Ageu deixou a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para assumir a superintendência do SAAE. O órgão tinha como superintendente Rafael Rufino, com relações e histórico político ligados à cidade de Catarina. Se ele concorrer em município diverso da circunscrição de atuação, não sofreria vedação das leis eleitorais. A pasta ocupada por Ageu será gerida por Jocélio Viana, que até então era secretário de Infraestrutura. Por sua vez, a SEINFRA será comandada por Demir Amorim. As mudanças foram anunciadas pelo prefeito Ednaldo Lavor em reunião na sede do SAAE.

Outros dois secretários deixaram os postos antes mesmo do último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral, que é de quatro meses antes da data da eleição, para a desincompatibilização de quem planeja disputar a eleição majoritária. Com histórico de disputas por vaga no legislativo, Lucinha Felipe e Edmilson Rodrigues deixaram as secretarias de Cultura e de Agricultura, respectivamente. Bêu Paulino saiu da secretaria de Esportes para assumir a de Cultura, enquanto Marcos Venâncio assume a de Agricultura. A pasta de Esporte até o momento não foi ocupada.

Apesar das movimentações no Congresso Nacional e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre possível adiamento do pleito, o rito da disputa obedece aos prazos atuais com a previsão da eleição municipal para o mês de outubro. Fato que pode sofrer novas alterações caso o adiamento aplicado for mais longevo. O calendário atual coloca de vez na pauta uma eleição que estava apagada pela repercussão da pandemia da Covid-19.

Estado

O processo de exoneração no Governo do Estado envolveu o nome de Mirian Sobreira, base eleitoral em Iguatu, que ocupava o posto de secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *