A chegada da pandemia da Covid-19 está fazendo governos no mundo todo repensarem sua atuação e terem um novo olhar para suas economias. O que alguns especialistas já afirmam é que entre tantas consequências, uma que impactará positivamente é o fortalecimento do associativismo. A prova disso é o CREA-Jr Centro-Sul que logo de início está fazendo valer sua missão, levando suporte aos seus associados, sem deixá-los desamparados. Com o slogan ‘Novo Olhar Para o Futuro’, o programa vem estabelecendo desde sua recente fundação uma série de encontros virtuais para fortalecer a comunidade acadêmica ainda em formação.
O CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará tem o intuito de aproximar os estudantes com o Conselho, cujas profissões são regulamentadas pelo sistema CONFEA/CREA, além de contribuir para a formação de novos líderes. O núcleo gestor local é formado por estudantes do curso de Engenharia Civil da FASC – Faculdade São Francisco do Ceará. “Esse programa foi criado pelo próprio Conselho para que fosse possível, além de um contato maior, oportunidades, crescimento e desenvolvimento dos alunos como profissionais” disse Edmar Neto, coordenador geral do núcleo do CREA Jr Centro-sul.
Interlocução
O coordenador analisa que essa é a hora das entidades de classe promoverem a formação profissional de jovens que ingressam em um mercado em constante mutação – no caso do CREA Jr Centro-sul por meio de forma líderes e trabalha na criação de redes de relacionamentos. Nesta sexta-feira, 19, Allefy Teles, coordenador Estadual do CREA Jr Ceará, proferiu palestra virtual com a temática ‘Hora de Pensar no Futuro, hora de conhecer o CREA Jr.’
“É também o momento oportuno de buscar a interlocução com os poderes públicos constituídos em ações, o aprimoramento do controle social e da participação efetiva das profissões na contribuição às gestões públicas nas esferas municipal, estadual e nacional”, defende Edmar.
Na quarta-feira, 24, está programada a palestra ‘Aplicações práticas do geoprocessamento nas engenharias’. “Estamos com excelentes parcerias com as instituições da nossa cidade, como a FASC e IFCE, e estudando outras opções para palestras ou minicursos”, acrescentou Edmar.
Fundação
O núcleo Centro-Sul do CREA Jr foi fundado no dia 10 de junho, composto por mais três coordenadores: Emmily Barros (coordenadora de qualidade e gestão), Arthur Cavalcante (coordenador de comunicação) e Lyzandra Lima (coordenadora de expansão), todos acadêmicos de Engenharia Civil da FASC.
“A criação desse núcleo é de grande importância para nossa região, pois sempre senti uma grande carência em cursos, palestras, que são fundamentais para o nosso desenvolvimento. O CREA Jr vai tentar arranjar algumas parcerias, para conseguir trazer essas capacitações para nossa região”, finalizou Edmar Neto.
0 comentários