Barreiras intermunicipais estão instaladas nas três entradas de Icó. Agentes de trânsito, guardas-civis e funcionários da saúde estão nesses locais, onde há restrição da entrada de pessoas e veículos em função da pandemia de novo coronavírus.
“Nessas barreiras estamos restringindo a entrada de pessoas de outras cidades, principalmente as que estão em lockdown, por exemplo Iguatu, onde há muitos casos confirmados. Assim como outras cidades da região. A pessoa não é impedida de passar. Se vier para nossa cidade, tem que ter uma justificação muito séria sobre atendimento na área na saúde principalmente e com comprovante. Isso porque não estamos no momento de passeio, nem de visitação. Essas barreiras estarão montadas até dia 07. Não poderão vir a nossa cidade”, explicou o sargento Geilson Lima, secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Icó.
Em pronunciamento através das redes sociais, a prefeita de Icó, Laís Nunes, afirmou que não haverá lockdown, mas no novo decreto, tratou de adotar ações de enfrentamento mais rígidas. “Essa é uma situação que está nos angustiando, pois os casos estão crescendo muito no interior. Os números de novos casos estão aumentando muito rápidos, os leitos de UTI chegam a 90% ocupados. Pessoas aglomeradas, pessoas no comércio. A pandemia não acabou. Quem não tem o que fazer na rua, evite sair de casa. O único remédio no momento é ficar em casa e respeitar todas as determinações das autoridades de saúde.
Transição e rigor
Nossa região está em transição, apenas alguns comércios que podem abrir, atividades autorizadas a funcionar. Vamos seguir com rigor para podermos avançar para as próximas fases. Sei que não está sendo fácil para o comércio, mas se todos adotarem as medidas e as pessoas contribuírem, poderemos avançar, se Deus quiser. Não queremos implantar o lockdown, que é medida mais dura. Mas se as pessoas não contribuírem, se os números começarem a aumentar, se as estatísticas comprovarem, infelizmente vai ter que ter aqui. Nesse momento não temos índices necessários para decretar o lockdown”, explicou Laís Nunes, afirmando que de forma conjunta, em reunião virtual com a participação de 27 instituições e profissionais municipais da Saúde, foram tratadas medidas de enfrentamento à Covid-19.
Além das barreiras nas entradas da cidade, ruas de acesso ao centro comercial são monitoradas por agentes da guarda municipal e da saúde que verificam o estado de saúde das pessoas, além de repassar orientações.
De acordo com o último boletim epidemiológico, são 211 casos confirmados e 03 óbitos em Icó.
0 comentários