A saúde pública em questão no Brasil

11/07/2020

Kailanny Chaves (Estudante)

A Constituição Federal de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado garanti-la. Embora, atualmente, a saúde seja bastante discrepante em relação às regiões e classes sociais, o SUS (Sistema Único de Saúde), um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública no mundo, proporciona acesso universal e sem discriminação a hospitais e a postos de saúde.

A maior parte da população brasileira depende da assistência do Estado para ter acesso à saúde, em consequência disso, há demora no atendimento à sociedade, filas de espera para tratamentos e consultas, e hospitais sem leitos. Tudo isso leva ao caos o sistema público de saúde, fazendo com que o usuário que mais necessita fique sem serviço.

Um enorme desafio a ser enfrentado é a escassez ou ausência de médicos, principalmente em regiões afastadas dos maiores centros urbanos, tornando precário o atendimento nessas localidades. Isso se dá pela falta de investimentos e má gestão dos sistemas de saúde, aumentando a discrepância social.

Conforme a Constituição de 1988, cabe ao Ministério da Saúde buscar ferramentas que garantam o direito à saúde. Tendo em vista a dependência da população ao sistema público de saúde, é preciso maior direcionamento de investimentos ao SUS, visando aumentar a velocidade de atuação e reduzir as filas de espera.

Cabe ainda ao Estado promover a melhoria dos hospitais, aumentando a quantidade de leitos e de outros equipamentos, além de ampliar a atenção às regiões mais afastadas das cidades mais desenvolvidas, expandindo a quantidade de profissionais da saúde.

Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

A praticidade procurada pelas pessoas na aquisição de imóveis, tem contribuído para o surgimento de uma geração que tem descartado imóveis de grandes dimensões, muitos ambientes, espaços externos ampliados. Dentre os motivadores dessa mudança de comportamento, estão a...

Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *