Moradores estão denunciando que a Avenida Alberico Mendonça, que segue da Perimetral até a Avenida do novo Detran, está sendo transformada em depósito de lixo. A moradora Cristiane Gonçalves Dutra, 39, alertou para o agravante do lixo, inclusive lixo hospitalar descartado na avenida. “Perto da chegada na avenida do Detran tem muito lixo, sempre que passo ali fazendo minha caminhada, eu vejo e fico revoltada”, afirmou.
A denúncia da moradora é procedente. A reportagem do jornal foi até o local e constatou o lixo, não só no trecho citado por ela, mas ao longo de toda avenida. É possível ver sacolas de lixo doméstico, restos de material de construção, móveis e pneus velhos, e até animais mortos. Pessoas que trafegavam pelo local no momento em que a reportagem estava checando a denúncia disseram que pelo fato de ser um trecho onde não há muitos imóveis residenciais, as pessoas aproveitam para descarregar o lixo, que acaba se espalhando e provocando muita sujeira e fedentina ao longo da avenida.
Recorrente
Esta não é a primeira vez que este periódico recebe denúncia de moradores alertando para derrame de lixo na Avenida Alberico Mendonça. Em reportagem anterior, quando os próprios moradores também denunciaram, o jornal esteve no local e confirmou as reclamações. Na época, a reportagem procurou a Secretaria de Meio Ambiente para se posicionar sobre o tema. O secretário à época, Marcos Ageu, disse que era difícil fiscalizar, pois os próprios moradores são os primeiros a descartar lixo no local.
A avenida Alberico Mendonça interliga a Av. Perimetral com a chamada ‘Avenida do Contorno’, e cruza de um ponto a outro o bairro Cajueiro. No trecho que dá acesso ao Contorno, já se aproximando da CE-060 (próximo à Varjota), também já foram registradas denúncias de colocação de lixo.
Versão do município
A reportagem procurou a Secretaria de Infraestrutura do município para falar sobre as denúncias. O coordenador do programa Nosso Bairro Feliz, Marcos Ageu, lamentou que isso ainda ocorra, quando pessoas desprovidas de todo valor de cidadania e responsabilidade com o meio ambiente e o bem-estar dos outros escolham uma via pública para transformar em depósito de lixo. Ageu lembrou que não há condições de manter fiscais nesses pontos para flagrar os infratores, pois seguir e acompanhar os dias de coleta do lixo é inerente a todos os cidadãos moradores. Segundo ele, a partir do mês de agosto, o município estará implantando nos bairros, inclusive no Cajueiro, pontos de coleta do lixo reciclável, trabalho que deverá ser complementado com ações de cunho educacional.
Canal para denúncias
O coordenador afirmou que no trecho da avenida Alberico Mendonça há coleta sistemática do lixo, semanalmente, o que não justifica que alguém jogue esses dejetos e outros entulhos a céu aberto, prejudicando a limpeza pública e afetando a vida dos transeuntes. Ele ressaltou que aqueles que forem flagrados responderão pelos seus atos na forma que a legislação requer. Marcos Ageu informou que a partir do próximo dia 21 estará chegando ao bairro Cajueiro e adjacências o programa ‘Nosso Bairro Feliz’, atualmente em andamento em outras áreas da cidade, com ações voltadas para a limpeza de lixo, capinação, recolhimento de entulhos, manutenção, pintura e conserto das vias, recuperação de pavimento e limpeza de terrenos.
O secretário elogiou a iniciativa dos moradores em denunciarem os atos criminosos da colocação de lixo nas vias públicas, ressaltando que a participação da comunidade, dos cidadãos, é fundamental e indispensável, para que a gestão realize um trabalho à altura das expectativas de todos.
Marcos Ageu forneceu um número de telefone (88) 9234-9496, que é WhatsApp, e informou que as pessoas podem ligar e fazer as denúncias, que o nome será mantido em absoluto sigilo. Ele lembrou que à medida que as denúncias chegarem ao órgão competente, as medidas cabíveis serão adotadas.
0 comentários