A importância da Avaliação Imobiliária na Transação Comercial Parte I

11/09/2021

Quando se pensa em realizar uma transação imobiliária seja de imóvel comercial ou residencial, a primeira questão que vem à cabeça do proprietário é saber o preço do imóvel. O mercado imobiliário é ativo e oscilante, o que para identificar esse fenômeno necessita-se de conhecimento e qualificação profissional, que possibilitará a identificação de todos os agentes que direto ou indiretamente interferem na oscilação de preços de mercado.

Certamente conhecer todas as circunstâncias que interferem no mercado não é tarefa fácil, é nesse momento que deverá entrar na cena da venda o profissional corretor e avaliador de imóvel. Com a habilitação através de qualificação específica para o mundo da corretagem, o corretor de imóveis ainda precisa se qualificar para que possa ter conhecimento necessário, para tornar-se um corretor avaliador de imóveis devidamente inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores (CNAI), órgão que compõe o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

É a partir da intervenção desse profissional devidamente habilitado, que é possível uma análise de dados mercadológicos que possibilitem a identificação do preço do imóvel a ser comercializado. A análise da estrutura, área de localização, oscilação comercial no município, benfeitorias públicas, entre outros aspectos igualmente importantes são fatores que consolidam o preço de mercado do bem.

É comum ouvir de pessoas leigas que certo imóvel tem determinado valor comercial ou residencial, sem contanto este saber informar quais parâmetros utilizou para a sua conclusão, quais parâmetros o fez concluir por aquele preço, se limitando apenas a uma informação ausente de um conteúdo metodológico e técnico.

Ao se avaliar um imóvel, o profissional deverá fornecer ao proprietário solicitante, entre outras coisas, a qualificação daquele bem e a sua característica documental, dimensões, aspectos estruturais, análise de mercado da área onde aquele está inserido, perspectivas possíveis no que se refere à venda, além de toda uma análise da região de localização como serviços públicos disponíveis, entre outras de importância significativa para o sucesso daquele imóvel na transação imobiliária.

Desta forma, a avaliação imobiliária não poderá jamais ser apenas um informativo de preço ao proprietário, devendo assim se revestir de uma gama de informações adicionais, que possibilitem ao solicitante um entendimento no mínimo superficial do mercado, com a orientação de quais caminhos podem ser seguidos, visando inclusive a possibilidade de um melhor desenvolvimento mercadológico, com possíveis intervenções que certamente irão possibilitar esse ganho de desempenho. Avaliar um imóvel jamais poderá ser apenas uma identificação de preço, a avaliação deverá ser um parâmetro de referência para orientar o cliente em possíveis procedimentos que este poderá adotar, com o objetivo de possibilitar a melhoria no preço avaliado, tornando-o mais competitivo e criando a possibilidade de liquidez mais rápida.

Até breve.

MAIS Notícias
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?

Pois bem! Vamos terminar a história que começamos na nossa coluna passada, há 15 dias. Uma semana depois, Evaldo Gouveia foi à gravadora Odeon e disse ao diretor que eles iriam ter, se quisessem, o maior cantor do Brasil. “Traga-o aqui, Evaldo”, respondeu o Milton...

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

Parte II   Nessa semana continuamos no mesmo assunto da coluna anterior, desta vez trazendo uma análise de um segmento, que já foi um dos principais investimento na cidade de Iguatu, que eram as salas comerciais para médicos, dentistas, psicólogos, entre outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *