A Macro Região Centro Sul é possível?

17/08/2024

A nossa coluna tem criado ao passar das semanas um diálogo muito interessante com os leitores, que a cada sábado tem colocado quase que como obrigatório a sua leitura. Desde o início a ideia sempre foi proporcionar um ambiente propício para as discussões, incentivar o leitor a participar sugerindo temas, além de despertar em cada um a análise dos dados e informações trazidas nesse semanário.

Nesse sentido, trago nessa edição a discussão da possibilidade de criação de uma macro região centro sul, a qual poderia a partir de nossa cidade por ter maior população e desenvolvimento, liderar de fato o desenvolvimento regional com inserção de políticas públicas de desenvolvimento social, econômico e político.

É imprescindível para isso iniciarmos estudo no sentido da criação de um parque industrial ou distrito industrial, como queira se denominar essa área de desenvolvimento para a região. Nessa área poderia se criar programas de incentivos fiscais, ou consórcios entre cidades da região através dos seus empresários, com o objetivo de aceitar o desafio e implantar essa área de desenvolvimento industrial, que embora fosse localizado na cidade de Iguatu, receberia também pessoas de várias cidades para laborarem nas vagas a serem criadas.

Essa ação realizada de forma pensada a partir de uma visão não apenas política mas  em especial de gestão, fortaleceria a nossa região inclusive politicamente, uma vez que seria possível com uma representação política forte e comprometida com essas cidades, de alocar recursos para o desenvolvimento da área escolhida como ocorre atualmente com Juazeiro, Quixeramobim, Sobral, Crateús,  entre outras, que escolherem mergulhar no desenvolvimento industrial  com parcerias,  tornando-se cidades desenvolvidas e que aos poucos estão sendo  referências em desenvolvimento, como é o caso de Quixeramobim e Crateús que ainda no ano passado,  ganharam os cursos de medicina na Universidade Estadual do Ceará,  e  irão em breve instalar shopping de médio porte  partindo desta forma bem à frente de outras cidades como o nosso Iguatu.

Com instalação da macro região tendo Iguatu como sede, o resultado imediato seria a expansão urbana, alta demanda no mercado imobiliário, desenvolvimento do comércio local, aumento da arrecadação que teria como consequência a melhoria no índice de desenvolvimento humano da região (IDH).

Por fim, está na hora de construirmos de fato a capital do centro sul, com investimentos em desenvolvimento regional através de fortalecimento de ações, que certamente poderão inserir a nossa região no futuro, criando assim possibilidades de nos tornarmos de fato uma liderança política e econômica gerando emprego e renda para as pessoas.

Boa leitura.
Bom final de semana.

 

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *