Na matéria do caderno ‘Pequenos Negócios’ desta edição do A Praça, a história da nossa personagem central remete a uma metamorfose. Carla Jeane de Sousa Lima, 31, é protagonista num empreendimento de produção de bolos decorados, doces e sobremesas, o ‘Carla Doceria’. Ela produz as guloseimas num atelier improvisado em sua casa, na Rua Cel. Virgílio Correia, 436, no Centro de Iguatu. Seus bolos, doces e sobremesas chegam aos mais diferentes lugares da cidade. Pelas redes sociais, os clientes fazem as encomendas. Alguns clientes retiram os produtos no atelier, outros, pedem em casa e lá vai a Carla Jeane e o esposo Luan entregar.
O que ela produz e vende
Carla Jeane usa todo o seu dom de habilidosa confeiteira para produzir bolos confeitados, bolos temáticos infantis, o bolo de massa amanteigada com recheio de brigadeiro e crocante de castanha caramelizada com cobertura de chantininho, e o carro-chefe do negócio o bolo ‘Red Velvet’, produzido à base de massa de bolo veludo vermelho amanteigada, com recheio de leite Ninho e cream cheese, e cobertura de chantininho com morangos na decoração. Além dos bolos, Carla produz sobremesas clássicas como a ‘Delícia de Abacaxi’, a ‘Cremosa de Ninho com chocolate’, a ‘Torta Crocante’, ‘Torta de Morango com Chantininho’, ‘Creme de frutas vermelhas com Ninho’ e o Cheessecake (uma base de massa sablée (biscoito triturado com manteiga) com um creme à base de cream cheese, e iogurte com a geleia de fruta a gosto e pedido do cliente.
Para vender a produção, ela usa as redes sociais. Geralmente os pedidos chegam pelo WhatsApp e Instagram, mas ela repercute também na página do Facebook e nos demais perfis de grupos da rede de internet. Para chegar aqui ela atravessou um oceano. Viveu fases de altos e baixos, superou os próprios limites, caiu e levantou, se qualificou para aprender mais sobre confeitos, trabalhou em emprego formal com carteira assinada e até venceu um tumor do colo do útero. Foi ela que em 2017 foi até as redes sociais vendendo bilhetes de uma rifa para custear o tratamento. Num milagre de Deus, ela viu o dinheiro se multiplicar. Depois deste, o outro milagre foi o nascimento do primeiro filho, o pequeno Benjamin.
Se colocar uma trilha sonora e adicionar uma câmera de 16 milímetros, o legado dela dá um filme. O roteiro nem precisa se preocupar, a própria Carla escreve com propriedade de roteirista de cinema. A história dela é repleta de acontecimentos e fatos marcantes, com pessoas marcantes. Mulher que não mede esforços nem limites para superar obstáculos e vencer.
A trajetória dela com a produção e venda de bolos e doces começou em 2013, mas somente a partir de 2018 foi que encarou o pequeno negócio com a principal fonte de renda, de casa. “Graças a Deus, temos clientes contínuos, que sempre nos procuram. Hoje nossa cartela de clientes nos garante um mês repleto de muitas encomendas. Nossa maior propaganda ainda é a experiência que as pessoas têm ao comer nossos produtos. A partir daí elas viram nossos clientes”, disse.
Para aperfeiçoar suas receitas e cair ainda mais na graça do público consumidor, Carla Jeane fez diversos cursos profissionalizantes na área, mas confessa que a melhor qualificação é a prática do dia-a-dia. Então, quanto mais produz, mas aprende a produzir com perfeição.
Miss Cupcakes
Carla Jeane lembra com carinho quando era conhecida como ‘Carla Miss Cupcakes’. Era assim que as pessoas se referiam a ela. Isso porque percorria os lugares vendendo os cupcakes, um tipo de bolo americano feito com a mesma massa, à base de farinha de trigo, leite, iogurte, manteiga sem sal, açúcar refinado e ovos. Uma massa leve e saborosa com recheio cremoso e cobertura suave. Era a época em que produzia esse tipo de bolo em casa e saía para vender. Produzia com ajuda da mãe, Fátima Ribeiro, sua fiel escudeira, parceira em todos os momentos em todos os projetos realizados. “Eu fazia os bolos ‘Cupcakes’, vendia em casa (meu ateliê) e saia às sextas e sábados, na época com meu namorado, hoje esposo, Luan, na moto dele, para vender na rua, nos salões de beleza e lojas; nunca tive vergonha de vender meu produto”, disse orgulhosa. Jeane afirmou que ouvia paulatinamente das pessoas a frase “Eita lá vem a Miss Carla Cupcakes”, mas nunca se intimidou, nunca deixou de oferecer seu produto, nem tampouco desistiu.
A protagonista lembra que quando começou a fazer os bolos comuns foi um divisor de águas em sua trajetória. “Quando fui apresentada ao mundo dos bolos, fiz meu primeiro bolo para um amigo, não esqueço aquela experiência”, lembrou. Carla confessou que até aquele momento nunca havia feito cursos na área. “Sempre fui muito autodidata, daquelas de testar e tentar até conseguir”, disse.
Entre 2015 e 2017, ela se deparou com o desemprego do esposo Luan. Então arregaçou as mangas e foi trabalhar no comércio. Sem a renda do marido para ajudar em casa, ela sabia que só com os bolos não dava para suprir o orçamento. “Foi uma época bem difícil, principalmente porque tínhamos acabado de ter nosso filho Benjamim, mas contamos com a ajuda de familiares e amigos para nos dar suporte nesse período; enfim ele conseguiu um emprego e após um ano e três meses eu deixei o emprego que estava e fiquei somente com meus bolos”.
No ano de 2020
A pandemia nocauteou o empreendimento de Carla logo no primeiro mês de 2020. Ela contou que havia feito um investimento em matéria-prima para a Páscoa, mas por conta da pandemia não pôde fazer. “As empresas onde eu havia comprado meu material não iriam conseguir me entregar a tempo, pois tudo havia paralisado. Fiquei de mãos atadas, e fiquei dois meses (março e abril) sem trabalhar, pois minha mãe que é do grupo de risco não poderia me ajudar e eu tinha que cuidar do meu filho”, lembrou.
Carla Jeane, sendo uma serva fiel a Deus, nunca abriu mão de seus princípios e sua fé. Ela sempre soube buscar ajuda do alto quando enfrentou momentos críticos de sua vida. E viu o milagre acontecer ali na sua frente, Deus respondendo a suas preces. “No começo de maio, quase em desespero total, pedi muito a Deus uma resposta, pois precisava contratar alguém para me ajudar. Um dia após essa oração de súplica, meu esposo chegou falando que havia sido demitido. Na mesma hora senti que aquela era a resposta de Deus. Ele seria o meu colaborador”, contou.
Luan Ricardo de Souza Lima, 28, o esposo tem sido para ela não apenas o companheiro de uma vida, mas também um parceiro no empreendimento. “Dividimos as tarefas de casa, fazemos as compras juntos, ele me ajuda na cozinha na hora de fazer os nossos recheios. O processo de produção e decoração dos produtos sou eu quem faço. A limpeza e higiene da nossa cozinha é total responsabilidade dele”, afirmou.
De tudo que o leitor acompanhou até agora da trajetória de Carla Jeane faltava algo a contar. Além de culinarista, confeiteira, empreendedora, guerreira, lutadora, ela também é solidária. Em julho deste ano lançou um curso vip, na área de confecção de bolos, doces e confeitos, que virou sucesso no mercado. Por lá já passaram mais de 15 alunos. “Enxerguei aí uma oportunidade de compartilhar conhecimento a tantos empreendedores, que assim como eu têm sede de informação, e também uma oportunidade de aumentar nossa renda sem fugir do nosso segmento, pois temos a ‘Carla Doceria’ como nossa única renda.
Sonhos e conquistas
Como empreendedora que sonha em crescer, ela não abre mão de vislumbrar o futuro do seu pequeno negócio a ‘Carla Doceria’. “Tenho sonhos a serem realizados e corro atrás e batalho por eles constantemente. Muito em breve terei minha loja física, um local aconchegante e que tenha a minha cara.
Carla Jeane admite que não se vê fazendo outra coisa, senão produzindo seus doces, sobremesas, bolos temáticos, decorados, recheados, mas também oferecendo seus conhecimentos para dar oportunidade a outras mulheres. Ela acredita que dentro de uma confeitaria tem um mundo de oportunidades em vários segmentos e planeja como meta desenvolver um trabalho social voltado para mulheres carentes, de modo que elas possam, através de uma qualificação, aprender uma profissão que lhes dê a chance de ter uma vida com mais dignidade. “Não somos nada sem Deus e família, não somos nada se não nos sensibilizarmos com o próximo, nossos clientes são a estrutura do nosso negócio, são eles que nos motivam as sermos melhores e nos superarmos a cada dia”, frisou.
Carla Jeane, autêntica iguatuense que nasceu e permaneceu a vida toda na lendária Rua 07 de setembro, criou uma frase que, segundo ela, reflete muito sobre seu empreendimento, a Carla Doceria. “A conquista dos sonhos começa no primeiro passo, na disciplina e constância que você doa para conquistá-los. Nesses sete anos que tenho de experiência, aprendi que tenho um propósito e hoje busco realizar com constância”, afirmou.
Serviço
Carla Doceria
Endereço: Rua Coronel Virgílio Correia 436, Centro
Instagram: @carladoceria
WhatsApp: (88) 9.8131-5895
0 comentários