Profª. Drª. Jaquelini de Souza
Historiadora e professora efetiva da URCA
Amanhã é o quarto domingo do Advento e sua casa já deve estar enfeitada para o Natal desde o primeiro domingo, mas você sabe a origem dos símbolos? Irei começar com um do tempo do Advento: a Coroa do Advento, sabia que, assim como o calendário do advento e a árvore de Natal, tem origem na Igreja Luterana?
A Coroa do Advento foi uma criação do jovem pastor luterano, então com 25 anos, Johann Heinrich Wichern, no advento de 1833. Ele vivia em Hamburgo, que por séculos foi um dos maiores centros comerciais do norte da Europa, somados ao processo de industrialização gerou profundas desigualdades sociais e a cidade era “inundada” de crianças órfãs. O pastor Wichern construiu uma casa enorme para abrigá-las, mas não seria um orfanato comum, as crianças aprenderiam alguma profissão, como costureiras, sapateiros, para ter como sobreviver ao completar a maioridade.
Com a finalidade de alegrar o Natal de suas crianças, o pastor Wichern pegou uma enorme roda de carroça, reuniu as crianças ao redor dela, e toda noite gelada do inverno alemão, antes de dormirem, acendia uma vela e contava histórias sobre Jesus. A ideia era alimentar a esperança, o tema do Advento, pois a cada noite que se passava, mais próxima estava do Natal, quanto mais próximo do Natal, mais velas iluminavam e dissipavam a escuridão, fazendo um paralelo pedagógico de Jesus e sua luz que dissipa toda treva. As crianças gostaram da ideia e enfeitaram a roda com galhos de pinheiro e fitas vermelhas. A invenção do pastor Wichern conquistou a cidade de Hamburgo e espalhou-se por toda Alemanha e pelo mundo, porém de forma menor com apenas 4 velas para cada domingo do advento, posteriormente foram criados as cores e os significados.
A coroa representa o Reino de Jesus, a primeira vela, o ministério dos profetas do Antigo Testamento que anunciaram a vinda do Messias, a segunda vela, o ministério de João Batista, que abriu os caminhos do Senhor, a terceira vela a alegria do anúncio da vinda do Messias, por isso lembra-se o ministério de Maria, e a última, o Príncipe da Paz que logo vem. As cores podem variar, na Alemanha costuma-se usar quatro velas vermelhas ou quatro velas brancas, na Suécia (país luterano), três velas roxas e uma rosa (para o terceiro domingo do Advento conhecido como gaudete ou alegria), na América Latina, a primeira vela verde, a segunda vermelha, a terceira roxa e a última branca.
A Igreja Católica adotou o símbolo luterano do Advento em 1925, quando foi usado pela primeira na Igreja de Colônia na Alemanha, igreja que inclusive tem tudo a ver com o Natal, pois os católicos acreditam que lá estão as relíquias dos três reis magos.
A casa criada pelo pastor Wichern existe até hoje e atende 1.400 crianças, a famosa Rauhes Haus, ou “Casa Rústica” em alemão. Além de ser um centro de formação diaconal da Evangelisch-Lutherisch Kierchenkreis Lübeck-Lauenburg (Distrito da Igreja Evangélica Luterana de Lübeck-Lauenburg), uma das igrejas territoriais luteranas alemãs. E esta é apenas a parte I, porque o Natal vai até seis de janeiro. Até o próximo e uma Feliz Natal!
Imagem do pastor Johann Heinrich Wichern
0 comentários