A população de Iguatu diminuiu! Como explicar?

18/02/2023

Essa tem sido uma grande questão desde que se divulgou que a população da cidade de Iguatu diminuiu em relação ao ano de 2020 quando se registrava 103.00 habitantes. A notícia de que agora são 100.055 habitantes surpreendeu muitas pessoas da cidade e as autoridades.

Como explicar que uma cidade que nos últimos cinco anos foi instalado no mínimo 05 loteamentos e quase todos com lotes vendidos e edificados, tenha diminuído a sua população? A primeira hipótese é que essas pessoas que hoje habitam loteamentos moravam em imóveis locados. Tudo bem, mas como explicar a falta de imóveis para alugar nas imobiliárias atualmente?

É claro e evidente a expansão urbana da cidade para regiões antes tidas como áreas rurais, a maioria ocupadas por loteamentos que estão sendo implantados na cidade. É certo, porém, que muitas residências em especial no centro da cidade estão sendo vendidas para edificação de comércios, mas ainda assim não se justifica a diminuição da população, até porque não existe na cidade horizontes em outras regiões para a ocorrência dessa transferência de habitantes.

Outro fato preocupante é que com a diminuição do número de habitantes, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), onde o município recebe recursos a partir do número de habitantes e renda per capita, terá uma redução considerável de dinheiro a receber, situação essa que já deve ter ligado o alerta para os gestores do município.

Em havendo a confirmação de que de fato a cidade diminuiu em número de habitantes, há de se considerar que estamos andando para trás economicamente, e desta forma perdendo prestígio político e econômico a nível de estado e até de país.

Resta então aos gestores buscarem os fatos que contribuíram para essa queda demográfica, que traz prejuízo imediato ao município, e nos remete a necessidade de repensar as ações que ora se desenvolvem ou irão ser desenvolvidas na nossa cidade.

Na próxima edição falaremos sobre um tema que temos recebido bastante pedido, qual seja, a necessidade de o SAAE montar equipe a exemplo da ENEL para atender urgências e emergências 24 horas por dia.

Bom Carnaval a todos!!!!

MAIS Notícias
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

Parte II   Nessa semana continuamos no mesmo assunto da coluna anterior, desta vez trazendo uma análise de um segmento, que já foi um dos principais investimento na cidade de Iguatu, que eram as salas comerciais para médicos, dentistas, psicólogos, entre outros...

ENTRE OS MORTOS E OS VIVOS
ENTRE OS MORTOS E OS VIVOS

Paulo Cesar Barreto (Arquiteto e Urbanista) Houve época em que a população de Iguatu enfrentou um sério e constrangedor problema de ordem sanitária e de comiseração humana. É que já se ensaiava na porta do cemitério uma fila de pessoas com seus entes queridos em...

Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *