O ano de 2021 já chegou, mas o coronavírus não foi embora. Agora ele é resultado de uma mutação e a pandemia continua assolando o mundo. No plano baixo, aqui mais perto de nós, os microempreendedores continuam na batalha por sobrevivência. O caro leitor que está deslizando esta página na tela está conhecendo a história de um sobrevivente. Emanuel Matias, 25, um design gráfico que ingressou no mercado da comunicação visual há uma década. Após trabalhar por exatos dez anos como empregado, no final de 2019 resolveu se lançar como empreendedor e criou seu próprio negócio, a 2M Comunicação Visual, para atuar na produção expressa de impressões em uniformes escolares, adesivos, banners, painéis de publicidade, fixação de toldos, fachadas de lojas.
Para iniciar o empreendimento, Emanuel precisou fazer investimentos do próprio bolso, para adquirir os equipamentos necessários para iniciar sua produção. Um desses foi da máquina de impressão, uma Visutec s1800, com área de impressão de 1,80m. Com ela é possível tirar impressões em mídias de adesivo em vinil, lona e papel para outdoor. Um equipamento que não polui o meio ambiente, já que o tipo de tinta usado é ecosolvente.
Etapas
Emanuel, um iguatuense moldado na força e coragem dos brasileiros que nunca desistem, revelou que para conquistar a clientela e se firmar no mercado da ‘comunicação visual’ sempre alimentou a ideia de fazer um preço mais em conta, contudo, sem deixar de lado a qualidade dos serviços. Ele percebeu que é preciso ter preço atrativo para concorrer, até mesmo com empresas de maior porte, ao mesmo tempo mantendo o padrão de qualidade. O trabalho deste empreendedor começa, muitas vezes, numa ideia imaginária de um cliente, até acabamento final, a impressão. Antes passando pelo desenho gráfico, criação da logomarca e a finalização da arte. Começa no esboço e termina na impressão. Vai do zero ao final, até a peça de comunicação visual ficar pronta para ir para a rua, porta de loja ou fachada do prédio daquele negócio do cliente. Uma engenharia que requer intelecto, paciência, concentração e jogo de cintura.
Emanuel é um sobrevivente, porque praticamente trabalha sozinho. O único auxílio que ele tem é de um primo, Pedro Manoel, que ajuda na parte de acabamento das impressões, corte de adesivo, além de fazer as entregas. Segundo Emanuel Matias, o serviço de entrega é um diferencial neste tipo de negócio. “Acho que somos os únicos nessa área que atendemos o cliente no próprio local para que ele não precise se deslocar até a gente”, lembrou.
Além do primo Pedro, Emanuel também conta com outra ajuda significativa, da esposa Beatriz, responsável pelo setor de vendas, divulgação e gestão do negócio. É ela quem atualiza o perfil da empresa no Instagram. Beatriz dialoga com os clientes, discute ideias, encomendas de serviços, anota pedidos e mantém o empreendimento sempre na ‘crista da onda’, nas redes sociais, um ponto crucial de um pequeno negócio nos dias de hoje.
O atendimento no endereço do cliente, neste caso dos serviços de criação, impressão da peça publicitária e montagem no local é o próprio delivery, mesmo serviço oferecido pelos empreendimentos que trabalham com alimentos prontos e outros tipos de negócios do gênero.
Com a empresa de Emanuel aconteceu o oposto em relação às pessoas que perderam emprego com a pandemia e tiveram que se reinventar montando um negócio em casa, na garagem, ou na cozinha. No caso da 2M Comunicação Visual, a empresa já estava no mercado, então teve que fazer o caminho de volta, indo para o bairro de origem de seu criador, mesmo que isso tenha sido uma estratégia para reduzir gastos, e tentar sobreviver à crise sanitária.
Emanuel contou que quando foi decretado o lockdown e consequentemente o fechamento do comércio, o mundo pareceu desmoronar sobre seus ombros. “Tive que sair de um prédio onde estava, que era alugado, na avenida Dário Rabelo, para cortar custos, e acabei levando as máquinas computador e toda a gráfica para a casa da minha mãe no bairro João Paulo II”, disse. Emanuel relatou ainda que foram dias muito difíceis, de incertezas e desespero, sem poder produzir, sem poder funcionar (por causa do lockdown) e sem saber quando aquilo tudo iria acabar. O mais desesperador principalmente para os empreendedores de primeira viagem era ver as contas chegando, sem estar gerando renda para pagar. Isso aconteceu com nosso protagonista, e ele disse que o que fez: “Só havia uma coisa a fazer, manter a calma e esperar, foi o que fiz e lá na casa de minha mãe a gente está até hoje, graças a Deus, está dando tudo certo, mas foi bastante difícil eu cheguei até mesmo a pensar em desistir, pode acreditar”, contou.
Metas
Como todo empreendimento que preza pelo crescimento, entre as metas do investidor, Emanuel está o plano de expansão. Ele deseja atrair mais clientes para o negócio, ao mesmo tempo em que almeja ampliar o rol de serviços e equipamentos, principalmente com a aquisição de máquinas de impressão ainda mais modernas visando elevar o padrão de qualidade dos serviços. “Seria baseado na necessidade de dar mais qualidade nos serviços, por exemplo, a primeira que pretendo comprar seria uma máquina de corte e gravação, para fazermos fachadas em alumínio, para sobre ela aplicar caixa de letras ou logomarca, com maior qualidade nos detalhes, porque atualmente fazemos este trabalho manualmente”, finalizou.
Serviço
2M Comunicação Visual
Rua Nossa Senhora Aparecida, 714
Instagram: @2mcomvisual
WhatsApp: (88) 9. 9711-7408
E-mail: 2mcomvisual@gmail.com
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